Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10265
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
- IOC - Artigos de Periódicos [12500]
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE IMUNOLOGIA A INDIVÍDUOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA PERSPECTIVA DA SURDEZ
Autor
Afiliación
Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O uso de estratégias didáticas na área de imunologia atua
como um conjunto de instrumentos facilitadores do acesso ao
conhecimento. Neste contexto, o nosso objetivo foi produzir materiais
didáticos de baixo custo ou reciclados para abordar esta área de forma
inclusiva na perspectiva da surdez. Os produtos foram testados com 11
surdos de um curso técnico em Análises Clínicas, observando-se a
adequabilidade para o ensino deste público. Considerando que o
processo educativo inclusivo de surdos deve permitir seu acesso pleno
ao conhecimento, este trabalho ressalta a necessidade de produção de
materiais educacionais e formação continuada para os que lidam com
este público.
Resumen en ingles
The use of teaching strategies in immunology acts as a set of
tools to facilitate the access to knowledge. In this context, our goal was
to produce educational materials of low cost or recycled to address this
area in an inclusive manner in view of deafness. The products were
tested with 11 deaf students of a technical course in Clinical Analysis,
observing the suitability for teaching this audience. Considering that the
inclusive education process should allow deaf’s full access to
knowledge, this work highlights the need to produce educational
materials and continuing education for those dealing with this audience.
Compartir