Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10614
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- IOC - Artigos de Periódicos [12658]
Metadata
Mostrar registro completo
TRAZENDO O CINEMA PARA A SALA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DO FILME AMAZÔNIA EM CHAMAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO
Autor(es)
Afiliação
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Ensino em Biociências e Saúde (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Ensino em Biociências e Saúde (LITEB). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O filme Amazônia em Chamas relata a saga do sindicalista Chico Mendes e dos seringueiros em defesa da Floresta Amazônica contra a exploração indiscriminada. A partir do filme é possível relacionar trabalho, sustento, economia e exploração de recursos naturais. Além das questões socioambientais, é possível extrapolar temas políticos, sociais e culturais. Todos os aspectos da floresta podem ser abordados. Este material fornece atividades e lições que permitem aos professores ganhar uma maior compreensão dessas questões. O material pretende estimular o desenvolvimento de atividades e práticas que possam ser realizadas dentro e fora da sala de aula, envolvendo o ensino e a aprendizagem de Biologia, através de atividades que integram Ciência, Arte e Cultura.
Compartilhar