Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10617
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- IOC - Artigos de Periódicos [12500]
Metadata
Mostrar registro completo
PROJETO ESCOLAR DE PESQUISA DOCENTE/DISCENTE NA PERSPECTIVA DA (RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE BIOLOGIA
Biologia Escolar
Plano de Ensino
Projeto Escolar
Abordagem Relacional
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. LTL. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Secretaria Estadual de Educação. Rio de Janeiro, RJ, brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Biologia. GCM. Niterí, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Instituto de Biologia. GCM. Niterí, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O presente trabalho busca refletir sobre a importância do planejamento didático-pedagógico no desenvolvimento de projetos escolares de pesquisa docente/discente, como forma de (re)construir saberes pedagógicos e de (re)pensar os conteúdos lecionados no ensino de Biologia. Nossa reflexão inclui abordagem de experiência prévia de desenvolvimento de um projeto escolar de pesquisa junto a estudantes de terceiro ano do ensino médio utilizando como tema gerador o fenômeno ‘doença’.
Palavras-chave
Ensino de BiologiaBiologia Escolar
Plano de Ensino
Projeto Escolar
Abordagem Relacional
Compartilhar