Mostrar el registro sencillo del ítem
Autor | Lopes, Renato Matos | |
Autor | Pinho, Luis Antonio | |
Autor | Silva Filho, Moacelio Veranio | |
Autor | Alves, Neila Guimarães | |
Autor | Alves, Luiz Anastácio | |
Fecha de acceso | 2016-03-01T16:36:45Z | |
Fecha de disponibilización | 2016-03-01T16:36:45Z | |
Fecha de publicación | 2015 | |
Referencia | LOPES, Renato Matos; et al. Aprendizagem baseada em problemas: uma proposta para a formação de técnicos em laboratórios de saúde pública. RECIIS – Rev Eletron de Comun Inf Inov Saúde, v.9, n.2, 10p, abr.-jun. 2015. | pt_BR |
ISSN | 1981-6278 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12925 | |
Resumen en Portugués | No âmbito da formação profissionalizante, as características da aprendizagem baseada em problemas (ABP) propiciam uma maior aproximação dos alunos da prática profissional. Este artigo apresenta uma proposta curricular inovadora para a formação de técnicos em laboratórios de saúde pública, fundamentada na ABP. A lógica da estrutura curricular apoia-se em dois eixos estruturantes: 1) as principais tecnologias utilizadas nos laboratórios de saúde pública, tais como a microscopia, a volumetria, a espectrofotometria, a cromatografia e a eletroforese; e 2) as principais matrizes utilizadas nos laboratórios, tais como a água, os alimentos, a urina, as fezes e o sangue. Com esta proposta, busca-se fomentar discussões acerca da implantação de currículos e de estratégias de ensino que possam contribuir para melhorar o ensino profissionalizante no Brasil, assim como promover a formação de técnicos capazes de atuarem nos laboratórios que compõem o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB). | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Derechos de autor | open access | |
Palabras clave en Portugués | Educação profissional em saúde | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Educação profissionalizante | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Currículo | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Aprendizagem ativa | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Saúde pública | pt_BR |
Título | Aprendizagem baseada em problemas: uma proposta para a formação de técnicos em laboratórios de saúde pública | pt_BR |
Título alternativo | Problem-based learning: a proposal for the training of students as public health laboratory technicians | pt_BR |
Título alternativo | Aprendizaje basado en problemas: una propuesta para la formación de técnicos en laboratorios de salud pública | pt_BR |
Tipo del documento | Article | |
Resumen en Inglés | In the context of vocational training, the characteristics of the problem-based learning (PBL) provide a greater proximity of the students to professional practice. This article presents an innovative curriculum proposal for the training of technicians in public health laboratories, based on PBL. The logic of the curriculum structure is based on two axes: 1) The main technologies applied at public health laboratories, such as microscopy, volumetry, spectrophotometry, chromatography and electrophoresis; and 2) The main matrices used in laboratories, such as water, food, urine, faeces and blood. With this proposal, we seek to foster discussions about the curriculum implementation and the teaching strategies that can contribute to the improvement in vocational education in Brazil, as well as promote the training of technicians capable of working in laboratories comprising the Brazilian National Public Health Laboratory (SISLAB). | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | En el ambito de la formación profesional, el aprendizaje basado en problemas (ABP) permite una mayor aproximación de los estudiantes a la práctica para habilitarse en una profesión. Este artículo presenta una propuesta curricular inovadora para la formación de técnicos en laboratórios de salud pública, basada en ABP. La lógica de la estructura curricular se sustenta en dos ejes: 1) Las principales tecnologías utilizadas em los laboratorios de salud pública tales como, microscopia, volumetría, espectrofotometría, cromatografía y electroforesis; y 2) Las principales matrices utilizadas en los laboratorios, como agua, alimentos y fluidos biológicos en general. Con esta propuesta se busca el fomento de discusiones com respecto a la implementación de currículos y de estratégias de enseñanza que puedan contribuir a la enseñanza profesional en Brasil al igual que promover la formación de técnicos capaces de actuaren en los laboratórios que componen el Sistema Nacional de Laboratorios de Salud Pública (SISLAB). | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Afiliación | Instituto Federal do Acre. Rio Branco, AC, Brasil. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Afiliación | Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Health professional education | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Professional education | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Curriculum | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Active learning | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Problem Based Learning | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Brazilian National Public Health Laboratory | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Public Health | pt_BR |
Palavras clave | Educación profesional en salud | pt_BR |
Palavras clave | Educación profesional | pt_BR |
Palavras clave | Currículo | pt_BR |
Palavras clave | Aprendizage activa | pt_BR |
Palavras clave | Aprendizaje basado en problemas | pt_BR |
Palavras clave | Sistema Nacional de Laboratorios de Salud Pública | pt_BR |
Palavras clave | Salud pública | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
IOC - Artigos de Periódicos [12502]