Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/14957
MOVING TO INTEGRATE INTERNATIONAL STUDENTS AT OSWALD CRUZ FOUNDATION, RIO DE JANEIRO
Educação Profissional em Saúde Pública
Relações Interpessoais
Intercâmbio Educacional Internacional
Sousa, Isabela Cabral Félix de | Date Issued:
2015
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O propósito deste trabalho é o de descrever o papel desempenhado por seminários de boas vindas para estudantes estrangeiros na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no campus do Rio de Janeiro, uma instituição governamental dedicada a trabalhar com questões de saúde. O Brasil ocupa um importante papel na economia mundial e atrai estudantes estrangeiros e migrantes. Neste novo milênio, o foco de cooperação Sul-Sul com países da América do Sul e África ganhou maior importância para o Brasil tanto nos setores educacionais como nos de saúde. O governo brasileiro começou a dar prioridade para um processo mais ativo que envolve intercâmbios com instituições, profi ssionais e estudantes. No campo da saúde, o Brasil vem ocupando um papel prioritário na formação de profi ssionais de outras nações. A pesquisa qualitativa ilustra no campus principal desta instituição uma tendência para a integração dos estudantes internacionais com os nacionais.
Abstract
The purpose of this paper is to critically analyze the seminars that aim to integrate international students at Oswald Cruz Foundation (Fiocruz) Rio de Janeiro’s campus. Fiocruz is a governmental research institution devoted to health issues. Brazil occupies an important role in the world economy and attracts international students and migrants. In this new millennium, the focus of South-South cooperation with countries of South America and Africa gained more importance for Brazil in both the education and health sectors. The Brazilian government begun to give priority to a more active process of exchange among institutions, professionals and students. In the health sector, Brazil has played a leading role in training professionals from other nations. The qualitative analysis illustrates that, in the main campus of this health research institution, one trend is integrating the international student body with the national one.
DeCS
Saúde PúblicaEducação Profissional em Saúde Pública
Relações Interpessoais
Intercâmbio Educacional Internacional
Share