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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15348
INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE: DESCREVENDO UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA PROPÍCIA AO DIÁLOGO, REFLEXÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIA SOBRE SEXUALIDADE COM ADOLESCENTES
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente. Belo Horizonte, MG, Brasil
Resumo
Buscando uma interface entre a educação e a promoção da saúde
na atenção primária, foi elaborado um processo de intervenção
com o objetivo de criar um espaço de reflexão e aprendizagem
sobre questões relativas a sexo e sexualidade na adolescência. A
pesquisa foi realizada na Vila Cafezal, que faz parte do aglomerado
da Serra, localizado na região centro sul de Belo Horizonte. A abordagem
qualitativa, na perspectiva da pesquisa participante, balizou o estudo. Para construção da intervenção foi utilizado o referencial
teórico metodológico dos grupos operativos (Pichon-Riviére, 2000) e
das oficinas (Afonso, 2003). Os encontros foram analisados segundo
os pressupostos da análise de conteúdo (Bardin,1977) e o processo
grupal, com base nos sete vetores de avaliação propostos por PichonRivière.
Observou-se que a categoria analítica gênero perpassou todo o
processo, mostrando-se reveladora para o entendimento e reflexão das
temáticas referentes ao sexo, à sexualidade e à adolescência. A análise
do processo grupal demonstrou que a intervenção conjunta entre a
educação e saúde pautada nos pressupostos do diálogo e da participação
permite a criação de um espaço propicio à reflexão, ao diálogo
e à troca de experiências nos vários campos do saber.
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