Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16034
A PRODUÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO EM ONCOLOGIA: REPRESENTAÇÕES DA ADOLESCÊNCIA
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
O câncer na adolescência implica, além das mudanças decorrentes do desenvolvimento biopsicossocial dessa fase da vida, a elaboração do diagnóstico e das alterações na rotina do sujeito. As questões relacionadas a esse público passaram a receber novos enfoques psicossociais em sintonia com as mudanças decorrentes dos avanços na área médica. Considerando os diversos aspectos inerentes a complexidade de vivenciar o adoecimento e a adolescência faz-se necessário, portanto desenvolver ações educativas que permitam a re-elaboração e minimizem as repercussões negativas do tratamento. A construção de materiais educativos em saúde vem ocorrendo para auxiliar o trabalho da equipe
multiprofissional na abordagem do paciente e familiares sobre o processo de tratamento, recuperação e auto-cuidado.Os livros que contemplam os temas inerentes a essa fase e o adoecimento, permitem ao leitor se identificar com o personagem da história, compartilhando as emoções das vivências. Material e Métodos - Por meio do financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, foi elaborado um material educativo - atualmente em protótipo - baseado na vivência profissional, entrevista com os adolescentes e literatura da área com o objetivo de auxiliar na re-elaboração do adoecer e permitir a troca de conhecimentos. Este teve como base o referencial de educação e comunicação popular de Freire (1977, 1983, 1988, 1997) e da pesquisa participante de Thiollent (1986). Resultado e discussões: O livro denominado Adolescendo relata o caso de Ana inicialmente com 11 anos que vivência as alterações da adolescência como o crescimento dos seios e a menstruação, além de apresentar sua família e amigos – atores imprescindíveis nessa fase. Após alguns meses Ana recebe o diagnóstico de Leucemia. A menina conta à sua amiga sobre a doença e a mãe de ambas conversam sobre o processo de tratamento. O
livro traz as explicações desses conceitos em uma linguagem simples e adequada a idade. O material aborda o tema das mudanças corporais da adolescência associado aos efeitos colaterais da doença como a alopécia. Como o processo da adolescência não é totalmente interrompido pela doença, Ana se interessa por um colega que conheceu no setor da quimioterapia, demonstrando o início da fase das relações afetivas. Ao final, a adolescente reflete sobre as diversas mudanças que ocorreram em sua
vida e sobre a continuidade do tratamento. Optou-se por esse desfecho devido às diferentes implicações da doença e a possibilidade do leitor de criar diversos outros acontecimentos. Conclusão - O livro Adolescendo como subsídio de atuação em saúde, ao abordar os aspectos da adolescência associado ao adoecimento, pode proporcionar uma nova reflexão sobre a vivência, além de permitir a interação com o leitor considerando os aspectos afetivos. O material está em forma de protótipo, pois em outra fase será avaliado por pacientes, cuidadores e profissionais de saúde.
Share