Mostrar el registro sencillo del ítem
Autor | Pereira, Zilene Moreira | |
Autor | Thiengo, Silvana Carvalho | |
Autor | Monteiro, Simone | |
Fecha de acceso | 2016-10-25T11:35:25Z | |
Fecha de disponibilización | 2016-10-25T11:35:25Z | |
Fecha de publicación | 2012 | |
Referencia | PEREIRA, Zilene Moreira; THIENGO, Silvana Carvalho; MONTEIRO, Simone. O Caramujo africano em contexto escolar: as percepções de estudantes do ensino fundamental e o estudo da helmintofauna associada ao caramujo em Barra do Piraí (RJ). Revista Ensaio, v.14, n.03, p.275-288, set. - dez. 2012. | pt_BR |
ISSN | 1415-2150 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16329 | |
Resumen en Portugués | O trabalho investiga as percepções de alunos do Ensino Fundamental sobre a espécie Achatina fulica (caramujo africano) e os riscos que esse molusco oferece para a população no município de Barra do Piraí (RJ). A pesquisa envolveu a aplicação de questionários, grupos focais e observações de campo, além do estudo parasitológico de exemplares do molusco na localidade. Foi identificada a presença de caramujos infectados com nematódeos de interesse médico-veterinário e evidenciado que os alunos têm uma percepção negativa em relação ao caramujo, havendo predomínio de divergências entre suas percepções e o conhecimento científico. Com base nas contribuições do estudo das percepções e da Teoria da Aprendizagem Significativa, são propostas orientações para o planejamento de estratégias de ensino em contexto escolar. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | Faculdade de Educação - UFMG | pt_BR |
Derechos de autor | open access | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Percepção de estudantes | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Caramujo africano | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Ensino de Ciências | pt_BR |
Título | O caramujo africano em contexto escolar: as percepções de estudantes do ensino fundamental e o estudo da helmintofauna associada ao caramujo em Barra do Piraí (RJ) | pt_BR |
Tipo del documento | Article | pt_BR |
Resumen en Inglés | The study investigates elementary students’ perception of the species Achatina fulica (African snail) and the risks this mollusc may pose to the population of Barra do Piraí – in the state of Rio de Janeiro. The research involved questionnaires, focus groups and field observations, besides A. fulica specimens parasitological analysis. The results indicated the presence of snails infected with nematodes of medical and veterinary interest in the locality. The students have a negative perception of the snail, and there is great difference between their perceptions and scientific knowledge. Based on the contributions of the perceptions study and of Meaningful Learning Theory, guidelines are suggested so that strategies for teaching the content regarding the African snail at school environment can be developed. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Malacologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Students’ Perception | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | African snail | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Science Education | pt_BR |
e-ISSN | 1983-2117 |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
IOC - Artigos de Periódicos [12500]