Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17067
CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO, SAÚDE E TECNOLOGIA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUA INFLUÊNCIA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Concepciones de currículo, salud y tecnología de maestros de educación fundamental y su influencia en las prácticas educativas
Currículo
Tecnologias de informação e comunicação
Concepções docentes
Temas transversais
Curriculum
Information and communication technology
Teachers’ conceptions
Transdisciplinary themes
Currículo
Tecnologías de la información y comunicación
Concepciones de los profesores
Temas transversales
Alternative title
Elementary school teachers’ conceptions about curriculum, health, and technology and their Influence on educational practicesConcepciones de currículo, salud y tecnología de maestros de educación fundamental y su influencia en las prácticas educativas
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esse trabalho teve como objetivo investigar as concepções sobre Currículo, Saúde e TDIC de oito professores das disciplinas do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal do Rio de Janeiro e compreender como essas concepções influenciavam e se expressavam em suas práticas pedagógicas. Os dados foram coletados por meio de Observação Participante e de Entrevistas com os docentes, os quais se envolveram, mesmo que parcialmente, no planejamento, desenvolvimento e execução das atividades. Os professores que tiveram facilidade em articular e se apropriar das inovações propostas pelas atividades das Oficinas em suas disciplinas expressaram concepções mais críticas e ampliadas sobre Currículo, Saúde e Tecnologia. Os professores que tiveram mais dificuldade nessa articulação expressaram concepções mais tradicionais sobre currículo; concepções higienistas e biologicista sobre saúde, e instrumental sobre tecnologia. Todas essas concepções convivem na realidade da Escola e influenciam as abordagens e práticas dos professores em sala de aula.
Abstract
The study has investigated conceptions about Curriculum, Health, and Technology held by eight ninth grade elementary school teachers (n=8) in a public school in Rio de Janeiro. It also aimed to investigate how these conceptions affect and are expressed in their practices. Data were collected through Participant Observation of teachers involvement in the planning, development, and implementation of a set of workshops about Health with their students, and through interviews with these teachers. The teachers who were easily able to integrate the innovations involved in the workshop activities into their disciplines have expressed more critical and open conceptions about Curriculum, Health, and Technology. Those who presented more difficulty in integrating the innovation expressed traditional conceptions about curriculum; hygienists and biologicist conceptions about health, and instrumental views about technology. All these conceptions live together in the School culture and influence teachers’ approaches and practices.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este estudio tuvo como objetivo investigar las concepciones del currículo, Salud y TDIC de ocho profesores de las asignaturas del noveno grado de educación primaria en una escuela municipal de Río de Janeiro y comprender cómo estos puntos de vista son influenciados y expresados en sus prácticas de enseñanza. Los datos fueron recolectados a través de la observación participante y de entrevistas con los profesores. Todos los maestros participaron, aunque sea parcialmente, en la planificación, desarrollo y ejecución de las actividades. Los maestros que tenían facilidad para articular y tomar posesión de las innovaciones propuestas para las actividades de los talleres en sus disciplinas expresaron concepciones más críticas y ampliadas de currículo, Salud y Tecnología. Los maestros que tenían más dificultad en este conjunto, expresaron concepciones más tradicionales de planes de estudio; higienistas y concepciones biologicista de la salud, y fundamental acerca de la tecnología. Todas estas concepciones conviven dentro de la realidad de la escuela e influyen en los enfoques y prácticas de los docentes en sus clases.
Keywords in Portuguese
SaúdeCurrículo
Tecnologias de informação e comunicação
Concepções docentes
Temas transversais
Keywords
HealthCurriculum
Information and communication technology
Teachers’ conceptions
Transdisciplinary themes
Keywords in Spanish
SaludCurrículo
Tecnologías de la información y comunicación
Concepciones de los profesores
Temas transversales
Share