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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17352
FORA DO CAMPO DA IMAGEM: UM ENSAIO SOBRE BISPO DO ROSÁRIO
Título alternativo
Outside the image field: an essay on Bispo do RosárioAfiliação
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Centro de Teologia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Centro de Teologia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Centro de Teologia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Quem foi Arthur Bispo do Rosário? Podemos considerar como arte os objetos produzidos por ele, nos recônditos de um hospital psiquiátrico? Ou seriam esses objetos apenas produtos de sua loucura? Artista? Louco? No início dos anos 1980, a enigmática personalidade de Bispo do Rosário e sua instigante obra, foram reveladas ao mundo pelo do documentário: O prisioneiro da passagem, dirigido pelo psicanalista e fotógrafo Hugo Denizart, e pela exposição coletiva: À margem da vida, realizada no MAM/RJ, na qual a participação de Bispo foi alavancada, sobretudo, pelo referido documentário.
Resumo em Inglês
Who was Arthur Bispo do Rosário? May we consider artwork the objects he created in the inmost rooms of a psychiatric hospital? Or are those objects nothing but the result of his madness? Artist? Madman? In the early 1980’s, the enigmatic personality of Bispo do Rosário, and his provocative work, were shown to the world in the documentary film O Prisoneiro da Passagem (The Prisoner of Passage), directed by the psychiatrist and photographer Hugo Denizart, and in the art exhibition À margem da vida (On the sidelines of life) held at MAM / RJ, in which the participation of Bispo was leveraged mainly by the documentary.
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