Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17731
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
SISTEMA DE FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO E DA INTELIGÊNCIA EM UMA EMPRESA FARMACÊUTICA NACIONAL E SUA INTERAÇÃO COM O SETOR DE ASSUNTOS REGULATÓRIOS
Inteligência competitiva
Gestão do Conhecimento
Inteligência Organizacional
Competitive Intelligence
Knowledge Management
Organizational Intelligence
Mendonça, Suellen de Carvalho | Fecha del documento:
2016
Titulo alternativo
Training system of knowledge and intelligence in a national pharmaceutical company and its interaction with the Regulatory Affairs industryOrientador
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
A indústria farmacêutica brasileira é caracterizada pela posição prejudicial em relação às empresas multinacionais na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), porém, muitos esforços, provenientes principalmente dos laboratórios públicos, têm sido empregados para a inversão deste cenário. As empresas privadas farmacêuticas de origem brasileira possuem, predominantemente, maiores expertises na produção de especialidades farmacêuticas, assim como no marketing, na comercialização e na regularização destes produtos, sendo a capacidade de aprovação de seus produtos junto aos órgãos reguladores uma das principais vantagens competitivas frente aos concorrentes. Neste sentido, para a obtenção de vantagem competitiva, as empresas farmacêuticas nacionais precisam diminuir a desvantagem frente às multinacionais através de investimentos em PD&I e capacitação nas suas áreas de expertise. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo identificar um modelo de formação de conhecimento empresarial aplicável a uma empresa farmacêutica nacional, focando os processos decisórios que influenciam principalmente na atuação do setor de Assuntos Regulatórios frente às inúmeras informações provenientes dos ambientes internos e externos à organização. Desta forma, com a utilização da pesquisa bibliográfica e da observação participante na empresa Farmoquímica S/A, obtiveram-se como resultados os conceitos e métodos da Inteligência Competitiva e da Gestão do Conhecimento para aplicação na proposição de um setor de Inteligência na empresa. O setor de Inteligência proposto visa à centralização da busca de dados e informações internas e externas à organização, com consequente geração e disseminação do conhecimento, formando, assim, a Inteligência Organizacional. Foi avaliada, ainda, a interação do setor de Inteligência proposto com o setor de Assuntos Regulatórios da empresa, deixando como proposta para futuros estudos a avaliação da interação do setor de Inteligência com os outros setores, tendo em vista que se concluiu, a partir dos resultados obtidos, que uma implementação eficiente de um processo de geração de inteligência organizacional necessita do esforço e interação de toda a empresa para que possua eficiência no seu propósito de gerar conhecimento aplicável aos processos decisórios que tragam vantagem competitiva a uma organização
Resumen en ingles
The Brazilian pharmaceutical industry is characterized by compromised position in relation to multinational companies in Research, Development and Innovation (RD & I). However, many efforts originated mainly from public laboratories, have been used to reverse this scenario. The pharmaceutical private companies from Brazil have predominantly greater expertise in the production of pharmaceuticals, as well as in marketing area, commercialization and regulation of these products, the approval capacity of their products with the regulatory agencies being one of the major competitive advantages over competitors. In this sense, in order to achieve competitive advantage, the national pharmaceutical companies need to reduce the disadvantage in comparison with the multinationals through RD & I investments and capacitation in their expertise areas. Therefore, the present study aimed to identify a model of business knowledge training applicable to a national pharmaceutical company, focusing on decision-making processes that influence mainly on the performance of Regulatory Affairs sector regarding the several information from internal and external environments to the organization. Thus, with the use of literature search and participant observation in
Farmoquímica S/A, the concepts and methods of Competitive Intelligence and Knowledge Management for application were obtained as results in proposing an intelligence sector in the company. The proposed intelligence sector aims to centralize the search data and internal and external information to the organization, with consequent generation and dissemination of knowledge, thus forming the Organizational Intelligence. It was also evaluated the interaction of the proposed intelligence sector with the Regulatory Affairs sector of the company, leaving as proposed for future studies the evaluating of the interaction of the intelligence sector with other sectors, given that was concluded, from the obtained results, that an efficient
implementation of a process of organizational intelligence generation requires effort and interaction of the entire company in order to achieve efficiency in its effort to generate knowledge applicable to decision-making processes that brings competitive advantage to an organization.
Palabras clave en portugues
Assuntos RegulatóriosInteligência competitiva
Gestão do Conhecimento
Inteligência Organizacional
Palabras clave en ingles
Regulatory AffairsCompetitive Intelligence
Knowledge Management
Organizational Intelligence
Compartir