Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17902
REPOSITÓRIOS TEMÁTICOS E MEMÓRIA: A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL POR MEIO DA TRAJETÓRIA DE VIRGÍNIA SCHALL
Memory
Open access
Health education
Virgínia Torres Schall
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Relata-se a trajetória da pesquisadora brasileira Virgínia Torres Schall (1954-2015) e sua contribuição para o campo da Educação em Saúde. Um protótipo de Repositório Temático (RT) na área de Educação em Saúde foi estruturado em parceria entre o Centro de Pesquisas René Rachou e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, ambos da Fundação Oswaldo Cruz. Realizou-se uma coleta da produção da pesquisadora na plataforma Currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil. Tal iniciativa almeja sistematizar e divulgar em acesso aberto sua diversificada produção acadêmica e de produtos informativos/educacionais, pois como pioneira no campo, sua produção constitui enorme riqueza e memória do campo de Educação em Saúde no Brasil.
Resumo em Inglês
We report the trajectory of a Brazilian researcher Virginia Torres Schall (1954-2015) and her contribution to the field of Health Education. A prototype of a Subject Repository in the field of Health Education was organized in partnership with the René Rachou Research Center and the Institute of Scientific and Technological Communication and Information in Health, both from the Oswaldo Cruz Foundation. A collection of the production of the researcher was organized from the platform Curriculum Lattes from the Brazilian National Council for Scientific and Technological
Development. This initiative aims to systematize and disseminate in open access the diverse production of academic and informative/educational products. As a pioneer in the field, her production is of great wealth for the memory of the field of Health Education in Brazil.
Palavras-chave em inglês
Subject repositoriesMemory
Open access
Health education
Virgínia Torres Schall
Compartilhar