Author | Mendonça, Lêda Glicério | |
Author | La Rocque, Lucia de | |
Author | Ferreira, Francisco Romão | |
Access date | 2017-04-11T14:10:55Z | |
Available date | 2017-04-11T14:10:55Z | |
Document date | 2012 | |
Citation | MENDONÇA, Lêda Glicério; LA ROCQUE, Lucia de; FERREIRA, Francisco Romão. Estudo de caso e o cinema de comédia: modalidade de metodologia ativa para o ensino de Deontologia e Ética Farmacêutica. Ensino, Saúde e Ambiente, v.5, n.2, p.57-68, ago. 2012. | pt_BR |
ISSN | 1983-7011 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18374 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho consiste no relato de um estudo exploratório para uma pesquisa de
Doutorado que abordará o uso de cinema de comédia no ensino de Deontologia
Farmacêutica como inspiração para a aplicação de um estudo de caso, modalidade de
Metodologia Ativa. A seleção desse tema encontra respaldo na literatura científica nas
Diretrizes Curriculares Nacionais da área, embora o enfoque escolhido ainda não tenha
sido extensamente explorado. A observação da prática pedagógica seguiu um roteiro
previamente desenvolvido e apresentou resultados promissores, o que encorajou à
continuidade e o aprofundamento dessa pesquisa. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Metodologias Ativas | pt_BR |
Subject in Portuguese | Pedagogia da Alegria | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ciência & Arte | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Farmacêutica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Comédia | pt_BR |
Title | Estudo de caso e o cinema de comédia: modalidade de metodologia ativa para o ensino de Deontologia e Ética Farmacêutica | pt_BR |
Alternative title | Case study and comedy movie: active methodologies for teaching Deontology and Farmaceuticals Ethics | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
Abstract | This paper is a report of an exploratory study for a post-graduate research that will
broach the use of comic movies as inspiration to employ a case study as a tool to teach
Pharmaceutical Deontology. The case study can be considered a kind of active
methodology. The choice of this theme can be supported by scientific literature in the
National Curriculum Guidelines of this area, although the approach chosen has not been
extensively explored. The observation of this pedagogical practice followed a
previously developed questionnaire and showed promising results, which encouraged
the continuation this research. | pt_BR |
Affilliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Graduação em Farmácia. Campus Realengo. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. | pt_BR |
Subject | Active Methodologies | pt_BR |
Subject | Pedagogy of Joy | pt_BR |
Subject | Art & Science | pt_BR |
Subject | Pharmaceutical Education | pt_BR |
Subject | Comedy | pt_BR |