Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19684
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
"JOGANDO ÁGUA" EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO JOGO COMO MATERIAL PARADIDÁTICO
Água
Jogos Experimentais
Ciência/educação
Ensino Fundamental e Médio
Costa, Elaine Cristina Pereira | Data do documento:
2013
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A água é um importante recurso natural, cuja qualidade está diretamente relacionada à saúde humana, uma vez que pode facilmente veicular microrganismos patogênicos, provocando assim, diversas patologias. Esta dissertação teve como finalidade discutir a aplicabilidade do material didático \201CJogando água\201D em novos contextos, a fim de facilitar o aprendizado acerca das doenças relacionadas à água, como forma de introdução ao tema transversal Água e Saúde. O jogo foi produzido por alunos do 7º ano do ensino fundamental, em 2005, a partir de uma metodologia participativa. O recurso didático foi apresentado a turmas do 7º ano do ensino fundamental de 2 escolas do município do Rio de Janeiro no ano de 2011. Antes da atividade, foi realizada coleta de dados através de questionário para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes acerca da água, sua importância, utilidades para os seres humanos, poluição e possíveis relações com as doenças
Os resultados mostraram que os estudantes pesquisados reconhecem a importância da água e sua utilização pelos seres humanos, suas características, participação na constituição dos seres vivos, além de aspectos ambientais relacionados à poluição, desperdício e lixo. Os dados mostraram também que há dificuldade em relacionar a presença de microrganismos e patologias humanas. O jogo foi amplamente aceito pelos estudantes e a avaliação feita pelos mesmos sugere que o uso de materiais lúdicos pelo professor, pode ser um importante instrumento facilitador da aprendizagem na sala de aula, capaz de estimular a curiosidade e criatividade dos alunos, tornando as aulas mais produtivas tanto para o educando quanto para o educador.
Resumo em Inglês
Water is an important natural resource, whose quality is directly related to human health, since it can easily convey pathogenic microorganisms, thus causing several diseases. This dissertation intended to discuss
the didactic material’s applicability called “Playing water” in new context in order to facilitate learning about diseases related water, as way to introduction at crosscut theme “Water and Health”. The game was produced
by elementary school’s students in the 7th year, in 2005, from a participatory methodology. The didactic resource was presented to classes in the 7th year of elementary education in two schools in the Rio de Janeiro in 2011. Before the activity, data collection was done through questionnaire to survey the students' prior knowledge about water, its importance,
uses for humans, pollution and possible relations to the disease. Results showed that the students surveyed recognize the importance of
water and its widespread use by humans, their characteristics, participation in the formation of living be ings, as well as environmental pollution, waste trash. The data also showed
there is difficult to relate the presence of microorganisms with
human disease. The game was widely accepted by students and evaluation made by the students suggests that the use of ludic material by the teacher may be an important facilitator of
learning in the classroom, it can stimulate students' curiosity and creativity, making lessons more productive for both the student and for the educator.
DeCS
Doenças Transmitidas pela ÁguaÁgua
Jogos Experimentais
Ciência/educação
Ensino Fundamental e Médio
Compartilhar