Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/21096
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-EstarColeções
Metadata
Mostrar registro completo
SAÚDE MENTAL E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PESQUISA CARTOGRÁFICA EM UM DISPOSITIVO CLÍNICO-POLÍTICO
Desenvolvimento Sustentável
Políticas Públicas
Avaliação de Processos (Cuidados de Saúde)
Educação
Alvarez, Ariadna Patricia Estevez | Data do documento:
2017
Título alternativo
Mental health and solidarity-based economy: cartographic research in a clinical-political deviceAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde
Resumo
Este artigo se propõe a refletir sobre o encontro entre as políticas públicas de saúde mental e de economia solidária tomando a experiência de campo de uma pesquisa de mestrado em uma oficina de trabalho e geração de renda. O método da pesquisa utilizado foi a cartografia, através da qual se acompanhou semanalmente um grupo na rede pública de saúde mental do município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, por um período de um ano. O estudo buscou investigar que processos de trabalho e produção de saúde são ativados na oficina. E neste artigo, problematizou-se se ela se configuraria como um dispositivo clínico-político. Apontou-se que a geração de renda, a produção de saúde, o processo de trabalho, a atividade e a clínica são cinco dos principais vetores que atravessam um campo comum: a oficina. Os riscos e as potências que cada um destes vetores traz, assim como algumas das intervenções da pesquisa, são apresentados neste artigo.
Resumo em Inglês
This article aims to reflect on the meeting between the mental health and solidarity-based economy public policies taking a field experience of a Master thesis in a workshop. The research method used was cartography by which we followed, weekly, a group in the public mental health system at Niterói, city of State of Rio de Janeiro, for a period of one year. The study sought to investigate what processes of work and health production are activated in the workshop. In addition, in this article, it is conceptualized up if it would set as a clinical-political device. It was pointed out that the generation of income, the production of health, the work process, the activity and the clinic are five of the main vectors crossing a common field: the workshop. The risks and the potencies that each of these vectors brings, as well as some of the interventions of the research are presented in this article.
DeCS
Saúde MentalDesenvolvimento Sustentável
Políticas Públicas
Avaliação de Processos (Cuidados de Saúde)
Educação
Compartilhar