Orientador | Tavares, Maria de Fátima Lobato | pt_BR |
Autor | Vilardo, Claudia Ostwald Luz | |
Data de acesso | 2017-12-06T12:12:35Z | |
Data de disponibilização | 2017-12-06T12:12:35Z | |
Data do publicação | 2011 | pt_BR |
Citação | VILARDO, Claudia Ostwald Luz. Formação médica e promoção da saúde de comunidades: a articulação dessas práticas em um mesmo cenário. 2011. viii,141 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23510 | |
Resumo | O presente estudo procurou discutir sobre as necessárias modificações na formação
médica impulsionadas a partir da instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso
de Graduação em Medicina, articulando-a com a nova Promoção da Saúde. Fez-se uma
revisão da história da medicina e do processo de trabalho em saúde, contextualizando-os.
Ressaltou-se a importância da integralidade do cuidado como referencial tanto para se
alcançar a almejada Promoção da Saúde quanto para a formação de profissionais capazes
de lidar com a saúde e seus determinantes. O trabalho tem como objeto de estudo as
atividades práticas realizadas por estudantes do primeiro ano de graduação de medicina de
uma Instituição de Ensino Superior. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo que
utilizou como técnicas a produção de dados primários e a busca de dados secundários. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Título | Formação médica e promoção da saúde de comunidades: a articulação dessas práticas em um mesmo cenário | pt_BR |
Título alternativo | Medical education and health promotion of communities: the articulation of these practices on an equal footing | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | pt_BR |
Departamento | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Instituição de defesa | FFundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | |
Resumo em Inglês | This study aimed to discuss the necessary changes in medical education driven from
the imposition of the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Medicine, linking
it with the new Health Promotion There was a review of medical history and process health
work, contextualizing them. He stressed the importance of comprehensive care as a
reference both to achieve the desired health promotion and to train professionals capable of
dealing with health and its determinants. The work aims to study the practical activities
carried out by students of first year students of medicine of a Higher Education Institution.
This is a qualitative descriptive study used techniques such as the production of primary
data and the search for secondary data. | |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Education, Medical | |
Palavras-chave em inglês | Health Promotion | |
Palavras-chave em inglês | Work | |
Palavras-chave em inglês | Comprehensive Health Care | |
Palavras-chave em inglês | History of Medicine | |
Palavras-chave em inglês | Professional Practice | |
Palavras-chave em inglês | Curriculum | |
DeCS | Educação Médica | pt_BR |
DeCS | Promoção da Saúde | pt_BR |
DeCS | Trabalho | pt_BR |
DeCS | Assistência Integral à Saúde/utilizaçäo | pt_BR |
DeCS | História da Medicina | pt_BR |
DeCS | Prática Profissional/utilização | pt_BR |
DeCS | Currículo | pt_BR |