Mostrar el registro sencillo del ítem
Director | Njaine, Kathie | pt_BR |
Autor | Dorado, Vivianne Ferreira Tavares | |
Fecha de acceso | 2018-01-26T16:16:03Z | |
Fecha de disponibilización | 2018-01-26T16:16:03Z | |
Fecha de publicación | 2017 | pt_BR |
Referencia | DORADO, Vivianne Ferreira Tavares. Violência e escola e sua relação com o território: concepções de educadores e educandos de duas escolas de um município da Baixada Fluminense-RJ. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24095 | |
Resumen en Portugués | O presente estudo se constitui numa pesquisa qualitativa com abordagem compreensiva. Visa à análise de como os sujeitos concebem a violência no ambiente escolar, a relação estabelecida com seu território de inserção e como lidam com este fenômeno. Para tal, foram realizadas entrevistas individuais com diretores e grupos focais com professores e alunos de duas escolas inseridas em territórios vulneráveis de um município da Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Para além de buscar compreender quais são as concepções e formas de lidar com a violência em escolas localizadas em territórios vulneráveis, buscou-se revelar situações invisibilizadas e contribuir para as discussões sobre as políticas educacionais existentes nos territórios pesquisados que são marcados pela violência e ausência de demais políticas. Em consonância com os pressupostos, as escolas em territórios vulneráveis revelaram possuir dificuldade em realizar o trabalho em rede com outras instituições e não possuir ações de enfrentamento consolidadas para lidar com a violência do entorno da comunidade. Todavia, ao contrário de um dos pressupostos iniciais, os educadores e alunos relacionaram diretamente situações de violência do entorno com situações de violência dentro da escola. Nos resultados e discussões foram analisados o perfil das escolas e dos participantes da pesquisa; concepções sobre os territórios de inserção das escolas, concepções sobre violência escolar; tipos de violência percebidos; formas de lidar com a violência no ambiente escolar; importância da escola e sua relação com a comunidade; desafios e rede de apoio; e por fim, aspirações e propostas de melhorias advindas dos educadores e educandos. Em suma, conclui-se que a marca da violência evidenciou-se nas falas de todos os participantes e que a violência estrutural apareceu com mais ênfase do que a violência do tráfico. A ausência de infraestrutura nos bairros como áreas de lazer, saneamento básico, coleta de lixo e ineficiência das políticas públicas foram apontadas como os tipos mais cruéis de violência. Para a Política de Educação é sugerida a consolidação de ações de articulação em rede e análise diferenciada dos territórios escolares para a criação de projetos pedagógicos específicos. | |
Idioma | por | pt_BR |
Derechos de autor | open access | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Instituições Acadêmicas | |
Palabras clave en Portugués | Violência | |
Palabras clave en Portugués | Territorialidade | |
Palabras clave en Portugués | Vulnerabilidade Social | |
Palabras clave en Portugués | Política de Saúde | |
Título | Violência e escola e sua relação com o território: concepções de educadores e educandos de duas escolas de um município da Baixada Fluminense -RJ | pt_BR |
Título alternativo | Violence and school and its relation with the territory: conceptions of educators and learners of two schools of a municipality of Baixada Fluminense -RJ | pt_BR |
Tipo del documento | Dissertation | pt_BR |
Departamiento | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Local de defensa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-director | Pesce, Renata Pires | |
Resumen en Inglés | The present study constitutes a qualitative research with a comprehensive approach. It aims at analyzing how people conceive violence in the school environment, the relationship established with their territory and how they deal with this phenomenon. For this purpose, individual interviews were conducted with directors and focus groups with teachers and students from two schools in vulnerable areas at a city of Baixada Fluminense, region of Rio de Janeiro. In addition to seeking to understand the conceptions and ways of dealing with violence in schools in vulnerable territories, the study purpose to reveal situations that are invisible and to contribute to the discussions about educational policies in territories surveyed that are marked by violence and absence of other policies. In line with the assumptions, schools in vulnerable territories have found it difficult to network with other institutions and do not have consolidated coping actions to deal with community violence. However, contrary to one of the initial assumptions, the educators and students directly related situations of violence of the surroundings with situations of violence within the school. In the results and discussions the profiles of the schools and the participants of the research were analyzed; conceptions about the territories of insertion of schools, conceptions about school violence; types of violence perceived; ways of dealing with violence in the school environment; importance of the school and its relationship with the community; challenges and support network; and finally, aspirations and proposals for improvements from educators and learners. In sum, it is concluded that the mark of violence was evidenced in the speeches of all the participants and that structural violence appeared with more emphasis than the violence of the traffic. The lack of infrastructure in neighborhoods such as recreation, basic sanitation, garbage collection, and inefficiency of public policies were identified as the cruelest types of violence. For Education Policy it is suggested the consolidation of networking actions and differentiated analysis of the school territories for the creation of specific pedagogical projects. | |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Academic Institutions | |
Palavras clave en Inglês | Violence | |
Palavras clave en Inglês | Territoriality | |
Palavras clave en Inglês | Social Vulnerability | |
Palavras clave en Inglês | Health Policy | |
DeCS | Instituições Acadêmicas | pt_BR |
DeCS | Violência | pt_BR |
DeCS | Territorialidade | pt_BR |
DeCS | Vulnerabilidade Social | pt_BR |
DeCS | Política de Saúde | pt_BR |