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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2425
PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE SAÚDE E DROGAS ENTRE EDUCADORES DE PROGRAMAS SOCIAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Drogas Ilícitas
Redução do Dano
Metodologia
Planos e Programas de Saúde
Drogas Ilícitas
Redução do Dano
Metodologia
Planos e Programas de Saúde
Souza, Kátia Mendes de | Date Issued:
2010
Alternative title
Educational practices on health and drug educators programsand social: a qualitative study in Rio de JaneiroAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo discute as possibilidades de se operacionalizar na prática de educadores as
reflexões e propostas teórico-metodológicas no campo da educação em saúde, centradas nas
críticas às abordagens educativas normatizadoras e medicalizantes. Para tanto, o trabalho
analisa as práticas educativas sobre saúde e drogas de um grupo de educadores que
participaram do Projeto “Saúde e Drogas: Desenvolvimento e Avaliação de Ações
Educativas em Programas Sociais”, desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Cruz, com o apoio
do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, no período de 2006 a 2007. Objetiva-se
descrever os fundamentos teórico-metodológicos do referido projeto e investigar como os
educadores se apropriaram de tais concepções e quais as suas facilidades e dificuldades na
implementação das ações educativas previstas. Esta discussão teve por base a produção
acadêmica sobre educação popular em saúde e as especificidades jurídicas, econômicas e
sociais envolvidas no controle e prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas. Orientado por
uma abordagem qualitativa, que envolveu a análise documental do projeto “Saúde e
Drogas”, entrevistas com educadores e observações de práticas institucionais, o estudo
analisou a trajetória e as práticas profissionais dos educadores, o grau de integração da
equipe, as condições de trabalho e as parcerias estabelecidas. Os achados revelaram que
houve apropriação e ressignificação pelos educadores dos conceitos abordados no Projeto
relativos à educação para autonomia, redução de danos e vulnerabilidade individual,
programática e social. O empenho dos educadores e o aporte de recursos humanos e
financeiros por parte da instituição favoreceu o desenvolvimento dos planos de ações
previstos. Dado que o consumo de drogas lícitas e ilícitas se configura um problema social
relevante na atualidade faz-se necessário investir em ações educativas voltados para o
controle do uso abusivo, conforme preconizado no Projeto Saúde e Drogas. Compreende-se
que os eixos de análise propostos pelo estudo poderão subsidiar análises e monitoramentos
de programas sociais em educação saúde, drogas e temas afins.
Abstract
This study discusses the possibilities of working with health education practices guided by
theoretical proposals that focuses on the critics to medicalization and normative
approaches. The paper examines the educational practices on health and drugs of a group of
educators who participated in the Project Health and Drugs, Development and Evaluation
of Educative Actions in Social Programs, developed by Oswaldo Cruz Institute, with the
support of C&A Social Development Institute, from 2006 to 2007. It aims to describe the
theoretical and methodological references of the project and to investigate how educators
have understood these concepts and what were the strengths and difficulties in the
implementation of educational measures. This discussion was based on academic research
on popular health education and the specific legal, economic and social questions involved
in monitoring and preventing the use of licit and illicit drugs. Guided by a qualitative
approach, which involved a documentary analysis of institutional practices, the study
examined the practice of the educators, the level of integration of their staffs, the conditions
of work and partnerships. The findings revealed that there was appropriation and
interpretation by educators of the concepts presented in the project on education for
autonomy, harm reduction, and individual, social and programmatic vulnerability. The
commitment of educators and the contribution of human and financial resources by the
institution helped the development of actions planned. Nowadays, the consumption of licit
and illicit drugs is considered a serious social problem, so it is necessary to develop more
educational activities directed to control the abuse as indicated by the Health and Drugs
Project. It is understood that the axes of analysis proposed by this study will support
analysis and monitoring of social programs in health education, drugs and related topics.
Keywords in Portuguese
Educação em SaúdeDrogas Ilícitas
Redução do Dano
Metodologia
Planos e Programas de Saúde
DeCS
Educação em Saúde/utilizaçäoDrogas Ilícitas
Redução do Dano
Metodologia
Planos e Programas de Saúde
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