Mostrar el registro sencillo del ítem
Director | Rego, Sérgio | pt_BR |
Autor | Araújo, Linvalda Rodrigues Henrique de | |
Fecha de acceso | 2018-01-31T14:14:35Z | |
Fecha de disponibilización | 2018-01-31T14:14:35Z | |
Fecha de publicación | 2012 | pt_BR |
Referencia | ARAÚJO, Linvalda Rodrigues Henrique de. Institucionalização, inovação e compartilhamento na gestão da política estadual da educação permanente, noestado do Tocantins: um projeto de intervenção. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2012. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24309 | |
Resumen en Portugués | Esta dissertação de mestrado profissional caracterizou-se como um projeto de intervenção, cujo intuito foi orientar a construção de mudanças no processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente no Estado do Tocantins, reestruturando o processo de formulação do Plano Estadual de Educação Permanente do Tocantins, visando ampliar a participação das instâncias colegiadas, à luz da realidade local e das diretrizes da PNEPS. A partir da construção do marco teórico referencial, realizou-se um estudo exploratório, composto por entrevistas abertas e um grupo focal, por meio do qual buscou-se compreender como se dava esse processo no estado, até então, produzindo insumos para a análise e reflexão sobre os elementos que poderiam contribuir para qualificação da gestão. Com base nos resultados deste estudo, elaborou-se um plano de ação para viabilizar as mudanças pretendidas. As 14 (quatorze) ações realizadas produziram 22 (vinte e dois) produtos. A efetivação deste trabalho permitiu concluir que a institucionalização dos processos de trabalho na implementação da Política Nacional de Educação Permanente se dá com atores/instâncias participativas empoderadas e com o compartilhamento da gestão. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Derechos de autor | open access | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Educação Permanente | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Gestão Participativa | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Ciclo da Política | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Plano de Ação | pt_BR |
Título | Institucionalização, inovação e compartilhamento na gestão da política estadual da educação permanente, noestado do Tocantins: um projeto de intervenção | pt_BR |
Título alternativo | Institutionalization, innovation and sharing in the management of state policy of continuing education, noestado Tocantins: an intervention project | pt_BR |
Tipo del documento | Dissertation | pt_BR |
Departamiento | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Local de defensa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Local de defensa | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
Co-director | Rezende, Mônica de | pt_BR |
Resumen en Inglés | This master’s degree dissertation was characterized as an intervention project, whose purpose was to guide the construction of changes in the process of implementing the National Policy on Permanent Education in the State of Tocantins, which meant to restructure the process of formulating the State Plan for Continuing Education Tocantins, aiming to expand the participation of collegiate institutions in the light of local circumstances and the guidelines of PNEPS. From the construction of the theoretical framework, we carried out an exploratory study, consisting of an open-ended interviews and focus groups, through which we sought to understand how this process has been happening in the state, producing inputs for analysis and reflection about the elements that could contribute to the management qualification. Based on the results of this study was drawn up an action plan for achieving the desired changes. The fourteen (14) performed actions yielded 22 (twenty two) products. The realization of this study concluded that the institutionalization of work processes in the implementation of the National Education Permanent happens with actors /instances empowered and participative management with sharing. | |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Continuing Education | |
Palavras clave en Inglês | Participatory Management | |
Palavras clave en Inglês | Cycle Policy | |
Palavras clave en Inglês | Plan of Action | |
DeCS | Educação Continuada | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Gestão em Saúde | pt_BR |
DeCS | Políticas Públicas | pt_BR |
DeCS | Perfil de Saúde | pt_BR |
DeCS | Planos Governamentais de Saúde | pt_BR |