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04 Educação de qualidadeColecciones
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O QUE SE ENSINA AOS FUTUROS CIRURGIÕES-DENTISTAS? UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO SOBRE CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES EM ODONTOLOGIA
Costa, Rafael Arouca Hõfke | Fecha del documento:
2009
Titulo alternativo
What is taught to future dentists? An ethnographic case study of curriculum and school practices in dentistryDirector
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
A presente tese, composta por quatro artigos científicos, compreende um estudo de caso
etnográfico realizado na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de
Janeiro com o objetivo de identificar, no contexto definido e localizado de uma escola de
Odontologia, características do habitus profissional expressadas em seu currículo e
descrever práticas escolares adotadas para comunicação e preservação destas. Seu
construto teórico sintetiza-se em três ideias-chave: (1ª) o entendimento de que a
educação escolar cumpre função de socialização das novas gerações por meio da
seleção e transmissão institucionalizada de determinada parcela da cultura de uma
sociedade; (2ª) a concepção de currículo como expressão de lutas simbólicas presentes
e passadas definidoras do habitus a ser incorporado por cada agente conforme a posição
que ocupa no espaço social; e (3ª) a visão de escola como espaço de interações
socioculturais e políticas, cuja análise requer a apreensão das dinâmicas sociais em seu
contexto. A pesquisa empírica foi desenvolvida tendo a observação participante como
principal técnica de investigação, respeitados cuidados referentes à validação dos
achados e das interpretações. A análise dos dados decorrentes da pesquisa empírica
permitiu descrever a história da escola, sua estrutura político-administrativa, os agentes
que conformam seu espaço social, o espaço físico da escola, os usos do tempo escolar,
o modelo curricular e os critérios que norteiam a seleção e a organização do
conhecimento, bem como as rotinas escolares em que se encerram os modos vigentes
de transmissão de conteúdos da cultura profissional. A partir desta descrição foi possível
sintetizar os elementos da cultura da escola que exercem influência sobre seu currículo e
sobre as práticas escolares ali vigentes, evidenciando as bases sociais que os definem e,
também, os mecanismos de conservação cultural que nela operam a perpetuação de
determinado habitus nas novas gerações de cirurgiões-dentistas.
Resumen en ingles
The present thesis consists on an ethnographic case study performed at the Dental
School of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). The research aimed to identify,
at the specific and localized context of a dental school, characteristics of the professional
habitus expressed on its curriculum and to describe scholar practices used to
communicate and perpetuate them. Three main ideas synthesize the theory that supports
the study: (1st) the idea that scholar education carry out the function of socializing new
generations through the selection and the institutionalized transmission of certain part of a
society’s culture; (2nd) the conception of curriculum as the expression of present and past
symbolical fights which define the habitus to be incorporated by each social agent
according to its position on the social space; and (3rd) the view of school as a space of
socio-cultural and political interactions that shall be analyzed through the observation of
the social dynamics on their own context. Empirical investigation had on the participant
observation its main technique. The analysis of the data obtained during field research
allowed us to describe the history of the school, its political an administrative structure, the
agents that compose the school’s social space, the school’s architecture, the uses of time
at the school, the curricular model that rules the selection and the organization of
knowledge and the scholar routines applied for transmitting the selected contents of the
professional culture. Through this description it became possible to synthesize elements
of the school’s culture that influence its curriculum and practices, to identify the social
structure that defines them and, also, the cultural conservation mechanisms that operate
the perpetuation of certain professional habitus on the new generations of dentists.
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