Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26898
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- IOC - Artigos de Periódicos [12504]
Metadata
Mostrar registro completo
COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA – AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO E DESAFIOS
Comunidad de aprendizaje virtual para profesores de bilogía - Evaluación del uso y desafíos
Construção do conhecimento
Participaçao
Colaboração
Ensino de Biologia
Knowledge construction
participation
collaboration
Biology teaching
Construcción del conocimiento
Participación
Collaboracíon
Ensenanza de la biologia
Título alternativo
Virtual learning community for biology teachers - use evaluation and challengesComunidad de aprendizaje virtual para profesores de bilogía - Evaluación del uso y desafíos
Autor(es)
Afiliação
Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ. Brasil / Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil..
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ. Brasil / Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil..
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Resumo
O estudo apresenta uma experiência de utilização ao longo de 3 anos de uma comunidade virtual para professores de Biologia. Analisamos a visualização e distribuição das participações em relação às ferramentas disponíveis para colaboração e compartilhamento, além de apresentarmos resultados sobre a construção do conhecimento biológico pelos professores. Observou-se grande diferença a favor do total de visualizações em relação as participações, o que parece ser fator comum e recorrente em comunidades virtuais de aprendizagem (CVAs) ao longo do tempo. Houve uma grande diversidade de temas discutidos relacionados ao ensino de biologia. Os participantes usaram mais ferramentas de colaboração do que de compartilhamento. A ferramenta mensagem, postadas em espaços de discussão pré-existentes, foi a preferencial. Foram criados 1021 diferentes espaços colaborativos, a maioria utilizando a ferramenta Fórum, porém menos 20% destas iniciativas tiveram sucesso em termos de participação. Dentre as discussões com participação, existem indícios da criação de uma comunidade de construção colaborativa do conhecimento, na medida que houve a colaboração e compartilhamento de conhecimento biológico com construção de significados compartilhados obtidos por interações entre grupos. Nas ferramentas de compartilhamento houve um total de 3402 participações, a maioria Fotos, representando a segunda ferramenta com maior percentual da participação (19,6%), seguida de Link e Vídeo, com respectivamente 15,1% e 4,2%. O estudo aponta que novas formas de organizar, direcionar e moderar o uso das ferramentas de uma CVA por seus membros devem ser estudadas e propostas para que a construção do conhecimento biológico aconteça de forma mais duradoura, espontânea e permanente.
Palavras-chave
Comunidade virtual de aprendizagemConstrução do conhecimento
Participaçao
Colaboração
Ensino de Biologia
Palavras-chave em inglês
Virtual Learning communityKnowledge construction
participation
collaboration
Biology teaching
Palavras-chave em espanhol
Comunidad virtual de aprendizajeConstrucción del conocimiento
Participación
Collaboracíon
Ensenanza de la biologia
Compartilhar