Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/27211
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO BIBLIOTECÁRIO: UM PRISMA MULTIDISCIPLINAR
Título alternativo
The continuing education of the librarian: a multidisciplinary prismAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
A formação continuada é um dos princípios essenciais para o aprimoramento das carreiras profissionais, principalmente para a atualização profissional. O bibliotecário possui diversas alternativas de qualificação, tendo em vista a sua formação de caráter polissêmico, tais como especializações, mestrados acadêmicos ou profissionais e doutorado uma vez que em qualquer nicho mercadológico, a informação, principal objeto de trabalho do bibliotecário, está inserida. Este trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do bibliotecário em um curso lato sensu multidisciplinar, no Rio de Janeiro, durante os anos de 2004 a 2016, e as temáticas utilizadas pelos mesmos para a elaboração dos seus trabalhos de conclusão de curso. A análise documental verificou a relação dos alunos matriculados e os trabalhos de conclusão de curso. Foi realizada uma categorização que buscou sintetizar os principais objetivos presentes nos trabalhos. Foi possível constatar que dos 171 alunos matriculados, 63 são bibliotecários, representando 36,8% do total, e as temáticas utilizadas estão de acordo com as que a área da Biblioteconomia utiliza, alinhadas com as mudanças informacionais presentes na sociedade.
Resumo em Inglês
Continuing education is one of the essential principles for the improvement of professional careers, especially for professional updating. The librarian has several qualification alternatives, with a view to their polysemic formation, such as specializations, academic or professional masters, and doctorate, since in any marketing niche, information, the main object of work of the librarian, is inserted. This work aims to present the insertion of the librarian in a multidisciplinary latosensu course, in Rio de Janeiro, during the years 2004 to 2016, and the themes used by them for the preparation of their course completion work. The documentary analysis verified the relation of the students enrolled and the work of conclusion of course. A categorization was made that sought to synthesize the main objectives present in the works. It was possible to verify that of the 171 students enrolled, 63 are librarians, representing 36.8% of the total, and the themes used are in accordance with those used by Librarian Science, aligned with the informational changes present in society.
Compartilhar