Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29082
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- ENSP - Artigos de Periódicos [2294]
Metadata
Mostrar registro completo
EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO
Silva, Vera Lucia Marques da | Data do documento:
2017
Título alternativo
Education, gender and sexuality: Some reflections about the Program Escola sem PartidoAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
Este trabalho examina o Programa Escola sem Partido buscando identificar que concepções de
gênero e sexualidade perpassam o Programa. Neste sentido, realiza-se a análise documental dos
projetos de lei que o instituem e atualmente transitam no Congresso Nacional brasileiro. Percebeuse
na defesa da precedência dos valores familiares à educação formal, a preocupação do legislador,
particularmente, com a manutenção da heterossexualidade como a expressão “natural” da
sexualidade humana e a concordância do gênero com o sexo biológico.
Resumo em Inglês
This paper examines the Escola sem Partido Program aiming to identify what conceptions of gender
and sexuality permeate the Program. In this sense, a documentary analysis of the law projects that
institute the Program and are currently in transit at the Brazilian National Congress is developed.
In the defense of the precedence of family values in relation to formal education, It was perceived
the concern of the legislator, particularly, with the maintenance of heterosexuality as the "natural"
expression of human sexuality and the agreement between gender and biological sex.
Compartilhar