Abstract in Portuguese | Este projeto tem como proposta ser uma base para uma pesquisa cuja metodologia será desenvolvida a partir dos relatos biográficos e autobiográficos de Lorena Reginato, uma criança que falou sobre o seu câncer em seu canal do Youtube (Careca TV) alcançando visibilidade midiática e milhares de seguidores. Essa realidade é discutida a partir de um cenário contemporâneo no qual a visibilidade está imposta como uma validação do existir, do ser e estar no mundo, ou seja, a existência fundamentada na imagem. Isso é característica de um novo modelo de
subjetividade emergente na sociedade contemporânea em que a exteriorização do “eu” alimenta a visibilidade desejada e a intimidade torna-se, cada vez, mais pública. Não apenas os amenos, mas acontecimentos chocantes têm sido temas de postagens nas redes sociais atingindo um público cada vez mais interessado na tragédia humana. Analisar mais a fundo esse cenário e investigar as narrativas biográficas produzidas pela Youtuber nesse contexto da visibilidade e da conexão por meio de redes sociais online, assim como as transformações nos sentidos de saúde e doença e da própria experiência com o câncer são alguns dos objetivos
traçados neste trabalho. Dentre os temas que embasam teoricamente o projeto, as representações da infância e do câncer foram trazidas à discussão, assim como a forma como a imposição atual da visibilidade contribui para transformações na subjetividade dos indivíduos. O câncer, uma doença de extrema magnitude epidemiológica que permaneceu durante muito tempo envolto por estigma e associado a significados sombrios, tem espaço maior hoje na esfera pública, sendo compartilhado socialmente numa fase atual onde a intimidade e o sofrimento são
valorizados e adquirem visibilidade, principalmente a partir de narrativas
autobiográficas. Na era das mídias sociais, o “falar de si” ganha uma amplitude midiática outrora impossível e um espaço, cada vez mais, facilitado. O Youtube, também discutido neste projeto, é uma porta para o “ser e aparecer”, “mostrar-se”, como diz seu próprio slogan “Broadcast Yourself”, ou seja, “transmita-se”. Na metodologia, a partir de estudos sobre os valores biográficos de Bakhtin e sobre narrativas terapêuticas, o projeto propõe como objetos de análise o livro escrito por Lorena e publicado em 2016, assim como cinco vídeos do canal dela, o “Careca TV”, que possui mais de 1,7 milhão de inscritos e foi o estopim de sua celebrização. | en_US |