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ACOLHIMENTO E GESTÃO: UM OLHAR DOS ATORES DO SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA
Sistema Único de Saúde
Assistência à Saúde
Recursos Humanos
Administração de Recursos Humanos em Saúde
Sistema único de saúde
Humanização da Assistência
Ribeiro, Kelen Gomes | Fecha del documento:
2008
Titulo alternativo
Hosting and management: a view of the actors in the municipal health system in FortalezaAutor
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Resumen en portugues
Estudamos a Humanização, tema presente nos debates, nas políticas e nas práticas de saúde da atualidade brasileira. Apresentamos o Sistema Único de Saúde - SUS como contexto de base, com seus avanços e desafios. Mostramos a Política Nacional de Humanização, de 2003, como inspiração para a Política Municipal de Humanização em Fortaleza, considerada estruturante na organização do Sistema de Saúde. Apresentamos o Acolhimento como importante diretriz desta política e objetivamos a caracterização do mesmo, na visão dos gestores, trabalhadores e usuários. Foram aplicados questionários com representantes destes três atores do SUS, na esfera municipal. Os dados obtidos foram analisados quantitativa e qualitativamente, através da análise da freqüência e porcentagem e da análise temática, respectivamente. Apresentamos a caracterização do acolhimento, a partir das seguintes dimensões: I - Formação, Função e Cargo dos Trabalhadores; II - Atividades desempenhadas pelos trabalhadores; III - Dificuldades dos trabalhadores para desempenhar a função; IV - Competências e Formações necessárias aos trabalhadores; V - Percepção dos conselheiros quanto ao Acolhimento; VI - Propostas para melhoria do atendimento e VII - Significação de um bom acolhimento. Com a realização do trabalho, percebemos que gestores, trabalhadores e usuários apontam para o mesmo caminho em relação ao reconhecimento de que já houve melhorias no acolhimento, mas que são necessários mais conhecimentos sobre o próprio Sistema Único de Saúde, a Humanização como política e também como uma visão mais abrangente e sistêmica do próprio ser humano. Os resultados apontam para o desenvolvimento de estratégias que fortaleçam o atendimento resolutivo e com qualidade. A capacitação dos profissionais, associada à compreensão da importância do humano e das relações estabelecidas entre eles, mostra-se como uma das possíveis trilhas a serem seguidas
Palabras clave en portugues
Saúde públicaSistema Único de Saúde
Assistência à Saúde
Recursos Humanos
DeCS
Saúde pública - normasAdministração de Recursos Humanos em Saúde
Sistema único de saúde
Humanização da Assistência
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