Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30020
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO BRASILEIRO - INFLUÊNCIAS SÓCIO-HISTÓRICAS E TENDÊNCIAS ATUAIS
Schall, Virgínia Torres | Fecha del documento:
2005
Titulo alternativo
Health education in the context of Brazilian schools – socio-historical influences and new tendenciesAutor
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisa Rene Rachou. Laboratório de Educação em Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumen en portugues
Este artigo apresenta algumas reflexões da autora baseadas em sua prática como pesquisadora da área da Educação em Saúde, desenvolvendo estudos em escolas do ensino fundamental e médio. Inclui uma breve análise da infância enquanto construção social e da educação escolar no Brasil, evidenciando as tradições hegemônicas e o surgimento de outros sistemas referenciais, como a orientação sócio histórica. Discute os rumos da Educação em Saúde nas escolas brasileiras e propõe alternativas para um trabalho pedagógico que contemple a saúde como tema transversal, através da integração entre arte, ciência e literatura. A perspectiva apresentada objetiva estimular um processo coletivo de construção de conhecimento comprometido com a constituição da identidade e da cidadania.
Compartir