Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30229
INTERCULTURALIDADE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE AGENTES INDÍGENAS DE SAÚDE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO ALTO PURUS
Competência Cultural
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Agentes Comunitários de Saúde
Alves, Alcilene Oliveira | Date Issued:
2018
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta tese discute as formações de Agentes Indígenas de Saúde no contexto sociohistórico e geográfico do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus. A análise retrata aspectos da formação profissional, preconizada pela legislação nacional e internacional, relacionando a literatura sobre saúde e interculturalidade, discutida na América Latina e por alguns pesquisadores no Brasil. A partir da experiência do Alto Purus procura-se mapear os processos formativos ocorridos no Acre que se constituíram na vigência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) até a atuação da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), através da Escola Técnica de Saúde do Acre Maria Moreira da Rocha que realizou o curso de Agentes comunitário Indígena de Saúde. A investigação aconteceu a partir da análise de documentos de formações no âmbito da saúde indígena. São examinados os discursos adotados a partir da construção de políticas em saúde com apoio no referencial de pesquisa social qualitativa utilizando a teoria social dos discursos e análise de conteúdo, objetivando construir uma abordagem crítica dos textos e significados. Assim, o método hermenêutico dialético foi utilizado para compreender as experiências educativas em saúde da formação de Agentes Indígenas de Saúde na Região do Rio Purus. As análises problematizam a discussão destas experiências situadas entre a Medicina Tradicional e a Biomedicina, em que os Agentes Indígenas de Saúde são representantes tanto para as equipes multidisciplinares como para a comunidade. A luz de teorias de interculturalidade e intermedicalidade, observou-se que o modelo formativo preconizado pela política nacional de formação na prática educacional nem sempre considera os saberes tradicionais dos indígenas.
Abstract
This thesis discusses the formations of Indigenous Health Agents in the sociohistorical and geographic context of the Alto Rio Purus Indigenous Special Sanitary District. The analysis portrays aspects of professional training, advocated by national and international legislation, relating the literature on health and interculturality, discussed in Latin America by some researchers in Brazil. From the experience of the Alto Purus, it was mapped formative processes that took place in Acre, which were constituted by the National Health Foundation (Funasa) until the work of the Secretariat of Indigenous Health (Sesai), through the Technical School of Health of Acre Maria Moreira da Rocha, which held the Indigenous Community Health Agent Course. The research was carried out through the execution of semi-structured interviews and analysis of training documents in the field of indigenous health. We analyzed the discourses adopted from the construction of health policies with support of a qualitative social research framework using social theory discourse and content analysis, aiming to build a critical approach. Thus, the dialectical hermeneutic method was used to understand the health educational experiences of Indigenous Health Agents training in the Purus River Region. The analysis questions how traditional Medicine and Biomedicine can be carried out through Indigenous Health Agents who are representative both to the multidisciplinary teams and to the community. In the light of the intercultural and intermedical theories, it was observed that the formative model of the national training when applied to educational practices does not always consider the traditional knowledge of the indigenous people.
Keywords in Portuguese
Saúde de Populações IndígenasCompetência Cultural
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Agentes Comunitários de Saúde
Share