Author | Reznik, Gabriela | |
Author | Massarani, Luisa Medeiros | |
Author | Ramalho, Marina | |
Author | Malcher, Maria Ataíde | |
Author | Amorim, Luís Henrique de | |
Author | Castelfranchi, Yurij | |
Access date | 2018-12-23T00:10:38Z | |
Available date | 2018-12-23T00:10:38Z | |
Document date | 2017 | |
Citation | REZNIK, Gabriela et al. Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista? Estudos Feministas, Florianópolis, v.25, n.2, p.829-855, maio-ago., 2017. | pt_BR |
ISSN | 1806-9584 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30753 | |
Abstract in Portuguese | As representações midiáticas exercem importante influência na percepção de meninas
sobre o universo científico. Neste trabalho, buscamos compreender de que forma mulheres adolescentes enxergam a ciência, as cientistas e os cientistas, a partir de discussões conduzidas por meio da técnica de grupos focais, estimuladas pela assistência de matérias dos programas Jornal Nacional e Fantástico, da Rede Globo. Realizamos quatro grupos focais com estudantes do 2o ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro. Entre as percepções que emergiram nas discussões com as estudantes sobre a atividade científica, destacamos: a
vinculação da ciência a conteúdos da disciplina de ciências, oferecida no Ensino Fundamental, e de biologia; a associação da ciência à experimentação e à descoberta; e a visão de ciência como acúmulo de conhecimento que tende a um crescimento linear. Não identificamos diferenças marcantes nas percepções das adolescentes de distintas classes sociais. Por utilizar uma abordagem qualitativa – pouco explorada em estudos sobre percepção pública da C&T –, este estudo pode contribuir para um entendimento mais aprofundado sobre a percepção de adolescentes sobre a atividade científica. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Divulgação científica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Percepção pública da ciência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Estereótipo do cientista | pt_BR |
Subject in Portuguese | Mulheres | pt_BR |
Subject in Portuguese | Adolescentes | pt_BR |
Title | Como adolescentes apreendem a ciência e a profissão de cientista? | pt_BR |
Type | Article | pt_BR |
Affilliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | |
Affilliation | Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | |
DeCS | Comunicação e divulgação científica | pt_BR |
DeCS | Percepção pública da ciência | pt_BR |
DeCS | Mulheres | pt_BR |
DeCS | Adolescentes | pt_BR |