Browsing COC - PPGDC - Dissertações de Mestrado by Subject "Mídias Sociais"
Now showing items 1-7 of 7
-
Blogues científicos em língua portuguesa e sua atuação na interface entre a academia e a sociedade
| Date Issued: 2018Com base nos referenciais teóricos que conceituam e caracterizam blogs, buscouse compreender seu papel no âmbito da comunicação da ciência e a sua importância na formação da cultura científica na sociedade contemporânea. ... -
Buscando e divulgando informações sobre plantas medicinais: uma análise de conteúdo de grupos do Facebook
| Date Issued: 2019No Brasil, observa-se um crescente movimento de busca e divulgação de informações sobre saúde e bem-estar nos meios virtuais, especialmente em redes sociais, que se apresentam como importantes espaços de comunicação para ... -
A divulgação científica no Twitter pela #TrupeNaturalista
| Date Issued: 2022Os artrópodes são comumente vistos com nojo e desprezo pelas pessoas, visão esta que os afastam de esforços de conservação. O acesso à informação e a familiarização podem sensibilizar as pessoas a vê-los com outros olhos, ... -
A mulher como divulgadora da ciência: um estudo da inserção feminina no Science Vlogs Brasil
| Date Issued: 2020A dissertação tem como objetivo entender as dificuldades e os desafios das mulheres cientistas apresentadoras dos canais "Peixe Babel", "A Matemaníaca por Julia Jaccoud", "Arqueologia Egípcia" e "Versada by Vane Costa" no ... -
Para pares e “ímpares”: a experiência da Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos no Facebook
| Date Issued: 2018História, Ciências, Saúde – Manguinhos foi um dos primeiros periódicos científicos brasileiros a criar blogs e se lançar nas redes sociais, em 2013. Com a iniciativa, a revista da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz vislumbrava ... -
Um vírus no Twitter: COVID-19, divulgação científica e negacionismo científico nos perfis de Atila Iamarino e Jair Bolsonaro em 2020
| Date Issued: 2022Neste estudo, analisamos os perfis do Twitter de Atila Iamarino, um biólogo e divulgador científico, e do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (mandato 2019-2022), no que se refere à pandemia de COVID-19 em março e novembro ... -
O uso das mídias sociais por centros e museus de ciência: a comunicação interativa entre as instituições e seus públicos
| Date Issued: 2020Com a crescente popularização da Internet e o advento das ferramentas da web 2.0, o uso das redes sociais por centros e museus de ciência (CMC) pode ser um forte aliado na busca por um diálogo mais direto com seus diferentes ...