Orientador | Gil, Laura Helena Vega Gonzales | |
Autor | Curvêlo, Clintiano da Silva | |
Data de acesso | 2019-02-28T13:07:18Z | |
Data de disponibilização | 2019-02-28T13:07:18Z | |
Data do publicação | 2013 | |
Citação | CURVÊLO, Clintiano da Silva. Modelo de gestão da qualidade: melhoria contínua aplicada aos equipamentos do departamento de virologia do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/ Fiocruz-PE. 2013. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Departamento de Saúde Coletiva, Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2013. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31917 | |
Resumo | Os serviços públicos no Brasil, depois de anos de atraso, vêm despertando e
desenvolvendo qualidade. No que se refere à saúde, existem Normas da Qualidade para
os laboratórios de saúde que direcionam o trabalho, aperfeiçoando e implementando a
qualidade. A pesquisa desenvolvida utilizou o Departamento de Virologia, antigo
Laboratório de Virologia e Terapia Experimental – LaViTE, do Centro de Pesquisas
Aggeu Magalhães, CPqAM-FIOCRUZ, como exemplo para demonstrar as barreiras
normalmente encontradas durante o processo de implementação da qualidade. O
LaViTE, já apresentava um sistema da qualidade, contudo, diante das não
conformidades associadas a operação dos equipamentos do laboratório, criou-se uma
inquietação que levou a esta investigação científica. Portanto, este estudo direcionou
seus esforços para a aplicação de ferramentas da qualidade, tais como: livro de acesso,
planilha de não conformidade, treinamentos, dentre outros. Como o LaViTE estava
organizado no que tange a parte documental (Formulários e Procedimentos
Operacionais Padrão - POPs), este aspecto não foi contemplado no presente estudo.
Com o objetivo de identificar as possíveis causas relacionadas aos problemas com
equipamentos, foi diagnosticada a problemática que os envolve e implementada
ferramentas que permitiram a criação de indicadores da qualidade. A partir de tais
indicadores, observou-se que o problema é multicausal, ou seja, os registros
demonstram um sistema de manutenção com capacidade inferior à demanda,
acarretando um alto custo para os projetos de pesquisa. A partir de então, implementouse uma metodologia de avaliação e classificação dos equipamentos de acordo com a sua
criticidade. Os indicadores obtidos permitiram concluir que são necessárias melhorias,
no sistema de gestão de equipamentos, que por sua vez, serão alcançadas através da
aplicação contínua da qualidade. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Palavras-chave | Gestão de Qualidade | pt_BR |
Palavras-chave | Controle de Qualidade | pt_BR |
Palavras-chave | Equipamentos de Laboratório | pt_BR |
Palavras-chave | Serviços Laboratoriais de Saúde Pública | pt_BR |
Título | Modelo de gestão da qualidade: melhoria contínua aplicada aos equipamentos do departamento de virologia do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/ Fiocruz-PE | pt_BR |
Título alternativo | Model for management of quality: continuous improvement applied of the equipments from department of virology from Aggeu Magalhães resarch Centre/Fiocruz-PE | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | pt_BR |
Data da defesa | 2013 | |
Departamento | Departamento de Saúde Coletiva | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. | pt_BR |
Grau | Mestrado Profissional | en_US |
Local de defesa | Recife/PE | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Orientador | Barbosa, Clara Nilce | |
Resumo em Inglês | Brazilian public services, despite the long time, arouse interest in implement quality on
their services. Regarding to health system, there are Quality Standards that guideline the
laboratory work, helping to improve and implantation quality in the service. The present
work used the Department of Virology known as Virology and Experimental Therapy
Laboratory – LaViTE, CPqAM – Fiocruz, as model in order to demonstrate the barriers
usually found during quality implementation. LaViTE already has a quality system
successfully implemented, however, problems observed the equipments operation of
LaViTE arise the interest to develop this work. Therefore, this work focused on the
application of quality tools, such as spread sheet, control access book, training and
others. Due to the good status of the documents in LaViTE (forms and standard
operational procedures – SOPs) this issue was not present in this study. In order to
detect the reason of the malfunction of the equipments, we diagnosed problems
concerning their use and implemented a spread sheet in order to produce quality
indicators. The data generated allowed us to conclude that the nature of the equipments
problems has several reasons, as well as that the maintenance service offered is not able
to manage the problems, resulting in a high cost for the departments, afforded by
research (projects) grants. Thereafter, we implement a method for evaluate and rate the
equipments according to their criticality. Through the analyses of the generated data, we
conclude that the equipment maintenance needs to be improved, which could be
achieved by the continuous application of quality. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Quality Management | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Quality Control | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Laboratory Equipment | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Laboratory Services of Public Health System | pt_BR |
Membro da banca | Gil, Laura Helena Vega Gonzales | |
Membro da banca | Silva, Ana Maria | |
Membro da banca | Oliveira, Cláudia Maria Fontes de | |
DeCS | Gestão de Qualidade | pt_BR |
DeCS | Controle de Qualidade | pt_BR |
DeCS | Equipamentos de Laboratório | pt_BR |
DeCS | Serviços Laboratoriais de Saúde Pública | pt_BR |