Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32042
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE EM ATO: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE VIVA - CONCEPÇÕES E FORMULAÇÃO
Educação Profissional em Saúde Pública
Política Pública
Formulação de Políticas
Soares, Laudecy Alves do Carmo | Data do documento:
2018
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Discorre sobre a análise do processo de construção da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde do Tocantins, por meio dos participantes da sua formulação, buscando investigar os limites e potencialidades desta Política no Estado, no período de setembro de 2016 a novembro de 2018. Relata o contexto histórico do surgimento da Educação Permanente em Saúde, até sua inserção na área da saúde, perpassando pelos aspectos socioeconômicos e políticos do Estado do Tocantins. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, empregou-se como técnicas de coletas de dados, além da revisão bibliográfica, a entrevista semiestruturada, o grupo focal, a observação participante e a pesquisa documental. E, como técnica de análise dos dados utilizou a análise de conteúdo, a partir da qual foram elaboradas as categorias de análise: Concepções dos sujeitos; Formulação: elementos e estratégias potentes; e, Limites e potencialidades, descritas no capítulo que trata dos Resultados: Análises e Discussões. Destaca como resultados a intensa transferência de conhecimento entre os sujeitos; a consolidação do grupo de trabalho; pois, apesar das inúmeras limitações postas nesta construção, foi possível verificar que os sujeitos aplicaram a pedagogia da Política, ressignificaram e fizeram outro caminho, deste modo, se constatou que há uma semente plantada, em cada sujeito deste processo. Conclui enfatizando que a grande potência da Política, se aplicada como planejada, será o empoderamento dos diferentes atores e melhoria das práticas de cuidado em saúde. Contudo, para que ela receba a capilaridade e representatividade almejada, torna-se necessário o apoio da gestão em todos os âmbitos.
Resumo em Inglês
It discusses the analysis of the process of construction of the State Policy of Permanent Education in Health of Tocantins, through the participants of its formulation, seeking to investigate the limits and potentialities of this Policy in the State, from September 2016 to November 2018. It reports the historical context of the emergence of Permanent Education in Health, until its insertion in the health area, passing through the socioeconomic and political aspects of the State of Tocantins. This is a qualitative study, exploratory-descriptive, used as data collection techniques, as well as bibliographic review, semi-structured interview, focus group, participant observation and documentary research. It used as data analysis technique the content analysis, from which the categories of analysis were elaborated: Conceptions of the subjects; Formulation: powerful elements and strategies; and, Limits and potentialities, described in the chapter dealing with Results: Analysis and Discussion. It highlights as results the intense transfer of knowledge among the subjects; the consolidation of the working group; because, despite the numerous limitations placed on this construction, it was possible to verify that the subjects applied the pedagogy of Politics, resignified and made another way, in this way, it was verified that there is a planted seed in each subject of this process. Concludes emphasizing that the great power of the Policy, as implemented, will be the empowerment of the different actors and improvement of health practices. However, in order for it to receive the desired capillarity and representativeness, it is necessary the support of management in all spheres.
DeCS
Educação ContinuadaEducação Profissional em Saúde Pública
Política Pública
Formulação de Políticas
Compartilhar