Orientador | Monken, Maurício | |
Autor | Uchiyama, Acácia de Lima | |
Data de acesso | 2019-03-12T19:31:45Z | |
Data de disponibilização | 2019-03-12T19:31:45Z | |
Data do publicação | 2018 | |
Citação | UCHIYAMA, Acácia de Lima Análise da gestão de implementação do Programa de Formação de Nível Médio para a Saúde – PROFAPS nas escolas técnicas do Sistema Único de Saúde – ETSUS do Pará e Rondônia. 2018, 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32057 | |
Resumo | O Programa de Formação para Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) foi iniciado com a publicação da Portaria Ministerial no ano de 2009 até o ano de 2012, cujas diretrizes e orientações (fundamentadas nos princípios das políticas nacionais de educação e de saúde), para a execução das ações de formação dos profissionais de saúde, foram apresentadas pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS).
O Profaps deu oportunidade de colocar em prática o desenvolvimento de projetos para a ordenação de recursos humanos para a saúde, utilizando a articulação das políticas e processos de trabalho da saúde e da educação como estratégia para ampliação e qualificação da atenção à saúde em todos os âmbitos da rede de serviços do SUS.
Para a implementação dos projetos de cursos do Profaps foi necessária a participação de diferentes atores do sistema de saúde e da educação, em âmbitos nacional, estadual e municipal. Ressaltando nesse contexto que as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) cumprem papel fundamental na formação desses trabalhadores e se responsabilizam, em grande parte, pela formação em saúde e educação permanente necessárias ao SUS.
Nesse sentido, este trabalho apresenta a análise da gestão de implementação do Profaps nas ETSUS do Pará e de Rondônia, para identificar a contribuição do Profaps na formação de recursos humanos nestes Estados, a partir do quantitativo de formados com os recursos disponibilizados nas portarias de distribuição de recursos financeiros até o momento. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | EPSJV | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Palavras-chave | Profaps | pt_BR |
Palavras-chave | ETSUS | pt_BR |
Palavras-chave | Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Palavras-chave | Educação Permanente em Saúde | pt_BR |
Palavras-chave | Formação Técnica de Nível Médio em Saúde | pt_BR |
Palavras-chave | Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |
Palavras-chave | Gestão de Projetos em Saúde | pt_BR |
Título | Análise da gestão de implementação do Programa de Nível Médio para a Saúde - Profaps nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde - ETSUS do Pará e Rondônia | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | pt_BR |
Data da defesa | 2018-11-23 | |
Departamento | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Grau | Mestrado Profissional | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Resumo em Inglês | The Training Program for High-Level Professionals for Health (Profaps) began with the publication of the Ministerial Order in 2009 through 2012, whose guidelines and guidelines (based on the principles of national education and health policies) , for the execution of the training actions of health professionals, were presented by the Ministry of Health's Secretariat for Work Management and Health Education (SGTES / MS).
Profaps provided an opportunity to put into practice the development of projects for the ordination of human resources for health, using the articulation of policies and work processes of health and education as a strategy for expanding and qualifying health care in all areas of SUS's network of services.
For the implementation of the projects of courses of the Profaps was necessary the participation of different actors of the health system and the education, in national, state and municipal scopes. In this context, the SUS Technical Schools (ETSUS) play a fundamental role in the training of these workers and are responsible, in large part, for the training in health and permanent education required by SUS.
I In this sense, this work presents the analysis of the management of implementation of Profaps in the ETSUS of Pará and Rondônia, to identify the contribution of Profaps in the formation of human resources in these States, from the quantitative of formed with the resources made available in the distributive ordinances financial resources to date. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Profaps | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | ETSUS | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Professional Health Education | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Permanent Education in Health | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Technical Training of Medium Level in Health | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Human Resources in Health | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Project Management in Health | pt_BR |
Membro da banca | Ramos, Marise Nogueira | |
Membro da banca | Teixeira, Márcia | |
Membro da banca | Monken, Maurício | |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
DeCS | Educação Profissionalizante | pt_BR |
DeCS | Educação Continuada | pt_BR |
DeCS | Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |
DeCS | Gestão em Saúde | pt_BR |
DeCS | Planos e Programas em Saúde | pt_BR |