Orientador | Lobo Neto, Francisco José da Silveira | |
Autor | Assed, Marcela Luiza Soares | |
Data de acesso | 2019-03-13T18:06:46Z | |
Data de disponibilização | 2019-03-13T18:06:46Z | |
Data do publicação | 2018 | |
Citação | ASSED, Marcela Luiza Soares. EAD e febre amarela: reflexões acerca de uma proposta de curso para os trabalhadores de BioManguinhos. 2018, 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/32063 | |
Resumo | Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos e pode, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ser categorizada em selvática, intermédia e urbana, este último onde o vírus é introduzido em zonas densamente povoadas. O Instituto Tecnológico em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), é o maior produtor mundial da vacina contra a doença, principal fornecedor do Ministério da Saúde (MS) por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Há relatos de surto urbano da doença desde 1730, mas as recentes epidemias na África e Brasil preocuparam os epidemiologistas e evidenciaram a necessidade da instituição de apresentar aos seus trabalhadores, informações e esclarecimentos no tema. Entendeu-se tático não apenas informar, mas desenvolver uma experiência piloto, utilizando EaD, enquanto ferramenta que se propicia, de modo autônomo, reflexão e construção coletiva no conjunto de iniciativas já implementadas na organização de acordo com as políticas públicas vigentes. Por meio da investigação bibliográfica, referenciada no materialismo histórico dialético, apresenta-se ao fim da dissertação as análises necessárias para proposição de um curso a distância, de domínio público no tema definido. Para alicerce pedagógico, além da consulta a documentos normativos sobre EaD foi realizado a análise dos Referenciais de Qualidade para a EaD em busca da garantia das normas de qualidade no processo de ensino/aprendizagem e o caráter emancipador da educação politécnica. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | EPSJV | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Palavras-chave | Educação a Distância | pt_BR |
Palavras-chave | Educação Permanente | pt_BR |
Palavras-chave | Febre Amarela | pt_BR |
Palavras-chave | Vacina | pt_BR |
Título | EAD e febre amarela: reflexões acerca de uma proposta de curso para os trabalhadores de Bio-Manguinhos | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | pt_BR |
Data da defesa | 2018-10-23 | |
Departamento | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Grau | Mestrado Profissional | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Co-Orientador | Oliveira, Sergio Ricardo de | |
Resumo em Inglês | Yellow Fever (FA) is an infectious disease caused by a virus and transmitted by mosquitoes and can, according to the World Health Organization (WHO), be categorized as jungle, intermediate and urban, the latter where the virus is introduced in densely populated areas. The Technological Institute in Immunobiologicals (Bio-Manguinhos / Fiocruz) is the world's largest producer of the vaccine against the disease, the main supplier of the Ministry of Health (MS) through the National Immunization Program (PNI). There have been reports of an urban outbreak of the disease since 1730, but the recent epidemics in Africa and Brazil have worried the epidemiologist and have highlighted the need for the institution to present its workers with information and clarification on the subject. It was understood tactical not only to inform, but to develop a pilot experience, using EaD, as a tool that provides, autonomously, reflection and collective construction in the set of initiatives already implemented in the organization in accordance with the current public policies. Through the bibliographical research, referenced in dialectical historical materialism, we present at the end of the dissertation the necessary analyzes for proposing a distance course, of public domain in the defined theme. As a pedagogical foundation, besides the reference to normative documents on EaD, the analysis of the Quality Guidelines for EaD was carried out in order to guarantee quality norms in the teaching / learning process and the emancipatory character of polytechnic education. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Istance Education | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Permanent Education | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Yellow Fever | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Vaccine | pt_BR |
Membro da banca | Teixeira, Márcia de Oliveira | |
Membro da banca | Waldhelm, Mônica de Cássia Vieira | |
Membro da banca | Lobo Neto, Francisco José da Silveira | |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
DeCS | Educação Continuada | pt_BR |
DeCS | Educação a Distância | pt_BR |
DeCS | Febre Amarela | pt_BR |