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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3230
GENTILEZA CURA? COMO PEQUENOS GESTOS PODEM AJUDAR NA ORGANIZAÇÃO DE RELAÇÕES MOTIVADORAS PARA O TRABALHO NA HIGENIZAÇÃO NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Kühn, Karine | Date Issued:
2010
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente projeto contempla uma tentativa de esclarecer que, embora existam
políticas de humanização, de avaliação do trabalho em equipe e individual,
colegiados de gestão e planejamento de investimento que envolvem os trabalhadores
do Hospital Nossa Senhora da Conceição, ainda encontra-se dificuldades de
relacionamentos interpessoais entre os trabalhadores de um mesmo setor de
atuação. Entende-se que a valorização do trabalhador de saúde em particular do
auxiliar geral de higienização hospitalar, sujeito deste estudo, pode ser diariamente
demonstrada por meio de pequenos gestos. Acredita-se que, assim como a doença
pode ser contagiosa, também podem ser a saúde e a alegria, o vínculo e a
responsabilidade, principalmente quando os trabalhadores sentem-se vistos, ouvidos
e participantes dos processos de trabalho. As perguntas a serem feitas nesta
pesquisa são: como o “higienizador” se vê perante os outros funcionários da
instituição e como ele é visto pelos outros trabalhadores? Como percebe seu trabalho
e a avaliação institucional sobre seu trabalho? A proposta apresentada neste estudo
é a de analisar os aspectos micropolíticos do trabalho do auxiliar geral de
higienização do bloco cirúrgico, da sala de recuperação, da central de material e
esterilização do Hospital Nossa Senhora da Conceição, buscando caracterizar como
se dá a relação entre a equipe de higienização e desta com os demais trabalhadores
desses serviços. A análise que o projeto pretende realizar será feita por meio de um
roteiro com questões predefinidas em grupo focal e de observações diretas feitas
pela pesquisadora, que embasarão um paralelo entre os sentimentos que as pessoas
apresentam e seu desempenho profissional. Pessoas satisfeitas desempenham
melhor suas funções?
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