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ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
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- INI - Artigos de Periódicos [3397]
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PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E BUSCA DE APLICAÇÕES: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE COM A INDÚSTRIA QUÍMICA
Indústria química
Quadrante de Pasteur
Pesquisa orientada por missão
Inovação
Chemical industry
Pasteur’s quadrant
Mission-oriented research
Innovation
Título alternativo
Knowledge production and the quest for applicability: the experience of universities and the chemical industryAfiliação
Think Tank Engenharia Química. Petrópolis, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Aborda a natureza e as implicações da interação universidade-indústria. A ideia de que a inovação nem sempre é resultado de processo originado na pesquisa básica trouxe novas possibilidades conceituais sobre tal interação. Segundo Stokes, discriminado o espaço conhecimento-utilidade em quadrantes, aquele que concentra alto conteúdo científico e alto grau de utilidade seria o ‘quadrante de Pasteur’. As evidências sobre a química alemã e a engenharia química norte-americana mostram o papel fundamental dos professores universitários no desenvolvimento das empresas químicas. O estabelecimento de centros de P&D nas empresas no século XX, combinado à tendência de redução do conteúdo básico dessas atividades em favor do conteúdo aplicado, não invalida essas evidências.
Resumo em Inglês
The article addresses the nature and implications of interactions between universities and industry. The idea that innovation does not necessarily spring from a process grounded in basic research has endowed this interaction with new conceptual possibilities. Dividing the ‘understanding-use’ space into quadrants, Stokes applies the term Pasteur’s quadrant to the one displaying a high concern both with scientific understanding and with utility. The experience of German chemistry and US chemical engineering demonstrate how university professors have played a vital role in the development of chemical companies. The twentieth-century creation of corporate R&D centers, combined with the trend for reducing basic research in favor of applied research, does not invalidate these results.
Palavras-chave
Relação universidade-indústriaIndústria química
Quadrante de Pasteur
Pesquisa orientada por missão
Inovação
Palavras-chave em inglês
University-industry relationsChemical industry
Pasteur’s quadrant
Mission-oriented research
Innovation
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