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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34089
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-Estar08 Trabalho decente e crescimento econômico
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A QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ETSUS BLUMENAU ‘DR. LUIZ EDUARDO CAMINHA’ NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL E A CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO EM REDE E EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
Saúde Mental/Educação
Psiquiatria
Equipe de Assistência ao Paciente
Campos, Maria de Fátima | Data do documento:
2019
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Os princípios do SUS e da reforma psiquiátrica foram criados para gerar uma nova relação entre sociedade e o cuidado com o sofrimento psíquico, visando à superação da violência e da exclusão produzida pelos manicômios. Esse novo cenário da atenção à saúde mental exige dos profissionais a concepção do trabalho em equipe e em rede. Logo, os processos formativos dos profissionais devem ter em vista o atendimento às novas práticas do cuidado. Nesse estudo se propôs a analisar a adequação da estrutura curricular do curso de ASM ofertado pela ETSUS Blumenau para o alcance do trabalho em equipe multiprofissional e na rede de saúde, bem como a identificação das dificuldades e facilidades na realização do trabalho em equipe e em rede na percepção dos egressos das turmas dos anos de 2011 a 2016. Essa pesquisa possui abordagem qualitativa e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin. A técnica de investigação utilizada foi o grupo focal. Os dados analisados permitem afirmar que o curso promoveu a construção de conhecimentos articulados ao trabalho na saúde mental, e contribuiu com a construção da autonomia do discente para o desenvolvimento de um trabalho em rede e em equipe.
Resumo em Inglês
The principles of SUS and psychiatric reform were created to spawn a new relationship between society and psychic suffering care, aiming at the overcoming violence and exclusion produced by asylums. This new scenario of mental health care requires professionals to understand it is teamwork and networking. Therefore, the training processes of professionals should aim at attending to the new practices of care. In this study, was proposed to analyze the curricular structure adequacy of ASM course offered by ETSUS Blumenau for the achievement of multi-professional teamwork and health network, as well as the identification of difficulties and easiness in teamwork and networking in the perception of the graduates of the classes from the years 2011 to 2016. This research has a qualitative approach and data were analyzed from the content analysis of Bardin. The research technique used was focus group. The analyzed data allows affirming that the course promoted the construction of knowledge jointed to work in mental health, and contributed to the construction of the student autonomy to the development of a network and teamwork.
DeCS
Educação Profissional em Saúde PúblicaSaúde Mental/Educação
Psiquiatria
Equipe de Assistência ao Paciente
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