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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34330
O USO DE PRÁTICAS DE ENSINO PARA ESTÍMULO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, EM TURMAS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CIEP OSCAR CORDEIRO E MACAÉ, RJ
Hidalgo, Caroline Rocha de Amorim | Date Issued:
2014
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (2001) e as contribuições de Antunes (1999) inspiraram práticas que estimulam as inteligências múltiplas e que possam despertar a motivação de aprender e de criar hábitos para promoção da saúde. Tais práticas foram planejadas como oficinas de reforço aos conteúdos curriculares e aos temas transversais da disciplina de Ciências. As oficinas foram então realizadas durante período letivo com duas turmas de 8º ano do Ensino Fundamental do CIEP Oscar Cordeiro, escola da rede municipal de Macaé, RJ. O sucesso das ações pedagógicas foi avaliado ao analisar se os participantes foram sensibilizados ao término das práticas, através da coleta de dados por questionário com os estudantes previamente autorizados. A comparação dos resultados indica a necessidade de estimular um espectro mais amplo de inteligências, além de mudanças na abordagem de alguns temas. Tais considerações podem direcionar novas práticas pedagógicas para incrementar o ensino de Ciências nesta unidade escolar
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