Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34375
ARTE-EDUCAÇÃO: FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIEAL EM SITUAÇÃOES DE CATÁSTROFES/DESASTRES SOCIALMENTE CONSTRUÍDOS
Vasconcellos, Carmen Jussara Lucena de | Data do documento:
2018
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Esta monografia tem por objetivo refletir sobre a intervenção com a arte-educação e a arte dramática como promoção de saúde junto a sujeitos afetados por catástrofes e desastres socialmente construídos. A pesquisa expõe conceitos relacionados aos fatores sociais, culturais, políticos e econômicos que são determinantes nos contextos de vulnerabilidade social característicos dessas situações. O trabalho foi desenvolvido a partir da metodologia de pesquisa bibliográfica e análise de ações educativas e desenhos produzidos em trabalho de campo junto à refugiados da Guerra da Síria. Os principais resultados indicam a importância de se valorizar as ferramentas educativas do estudo desenvolvendo técnicas para sua utilização em tais situações. Verificamos que a tríade educação popular, arte-educação e arte dramática se afirmam como ferramenta extremamente pertinente para a promoção de saúde nesse contexto.
Compartilhar