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BRINCANDO NA CIDADE: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇOES DO "ESPAÇO VIVIDO", DE CRIANÇAS DE CLASSE MÉDIA, QUE MORAM NO BAIRRO DA TIJUCA, RIO DE JANEIRO
Belo, Eleonora Dobner | Fecha del documento:
1992
Autor
Orientador
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
Refere-se as representaçoes do espaço em que vivem, de crianças urbanas de classe média, que moram em apartamentos, em bairro muito movimentado e com alta densidade habitacional, Rio de Janeiro, Brasil. Parte-se de um ponto de vista que considera a importância de se pensar a criança na interaçäo com o ambiente em que vive, dentro de uma concepçäo abrangente da saúde como um "todo", considera-se este ambiente como conformado pelos espaços físicos concretos, pelas relaçoes familiares e sociais, bem como pelo tempo em que se situa e pela forma de organizaçäo da sociedade na qual se insere, considera-se a saúde como um processo contínuo no qual o ser responde ativamente aos desafios ambientais. Como um ponto de partida, no sentido de compreender como se dá a interaçäo da criança com o complexo ambiente urbano, busca-se conhecer como se constitui, através de suas representaçoes, o "espaço vivido" por esta criança. Considerando-se o brincar como uma importante atividade através da qual a criança se constroí como ser humano, tenta-se compreender como a criança percebe as possibilidades e limitaçoes do espaço urbano ao seu brincar. O trabalho é perpassado pela problemática ecológica de nossa época, e aponta para a necessidade de se construir uma nova relaçäo homem/natureza, no sentido de preservaçäo da vida, de modo geral, e dos valores que caracterizam o homem como verdadeiramente humano, em particular.
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