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EDUCAÇÃO NEO-HUMANISTA: UM VOO À PROCURA DE UM FUTURO SUSTENTÁVEL E COMPASSIVO - REVISÃO DE LITERATURA ACADÊMICA E ESCOLAS NO BRASIL
Freitas, Taís Monteiro de | Fecha del documento:
2015
Orientador
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Essa pesquisa consiste numa revisão da literatura acadêmica sobre as percepções do Neo-humanismo de Prabhat Ranjan Sarkar publicados no Brasil e que é respeitado como uma filosofia que busca o despertar da consciência e que nos conecte a sentimentos de amor a toda criação, a um amor universal. A presente pesquisa apresenta algumas ações educacionais, como em creches e em escolas, aonde consiste em trazer no cotidiano das crianças práticas milenares da Yoga, conscientização para o valor de sua existência, e a importância de servir ao próximo. Pautamos para este trabalho e a atuação vinculada aos princípios do Neo-humanismo, o ideário e a práxis que contestam e confrontam a lógica destrutiva do capitalismo. Por isso, nesse estudo também buscamos consubstanciar os conceitos e visões de mundo propostas por Bourdieu, Karl Marx e Milton Santos, assim como descrever e discutir os aspectos históricos da educação Neo-humanista. Esse projeto diz respeito não só a questão de sobrevivência, mas de qualificação da existência. É algo que remete à dimensão social, existencial e ética, a uma trajetória própria referida a situações concretas, ao engajamento e comprometimento ativo dos sujeitos.
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