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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34756
CONFERÊNCIA SOBRE MEIO AMBEINTE NA ESCOLA: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Rocha, Andressa Gonçalves | Date Issued:
2014
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Educação Ambiental possui papel fundamental para mudança de percepção, de atitudes e valores, por provocar um novo olhar, haja vista que a maioria dos problemas ambientais é consequência da percepção ambiental inadequada. A escola sendo um espaço de relações sociais, culturais, pessoais e ambientais, é o local ideal para que sejam promovidos debates sobre temas ambientais. Logo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia pedagógica inovadora de Ensino baseada na educação ambiental avaliada por profissionais especialistas, a fim de ser validada em escolas de Ensino Fundamental. A estratégia está pautada na construção de um modelo de Conferência sobre Meio Ambiente como espaço de discussão e decisão na escola no que se refere aos problemas ambientais escolares identificados pela comunidade escolar. Através do diálogo e da participação, as conferências visam estimular a corresponsabilidade como regra de convivência e melhoria do ambiente escolar, importantes na formação de consciência ambiental Para sensibilizar a participação e promover a formação científica de docentes e discentes foram propostos três cursos com temas específicos: Ambiente, Educação e Sustentabilidade; Ambiente Escolar e Sustentabilidade; Risco, Ambiente e Saúde. Para nortear o processo de ensino- aprendizagem foram escolhidas duas metodologias de ensino: o Método de Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A estratégia pedagógica foi avaliada por profissionais especialistas como adequada e positiva, destacando à formação continuada de professores e mudanças no processo de ensino aprendizagem em ciências, recomendando a sua validação em uma escola de ensino fundamental, o que será realizado no município do Rio de Janeiro/RJ/Brasil em 2014. Ressalta-se que esta proposta pedagógica buscou novas ferramentas em Educação Ambiental, para um novo ensino, a fim de vivenciar efetivamente a cidadania planetária, motivando a formação de atitudes sustentáveis e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a construção de uma escola sustentável.
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