Advisor | Mello-Silva, Clélia Chrsitina Corrêa de | |
Author | Rocha, Andressa Gonçalves | |
Access date | 2019-08-12T18:58:08Z | |
Available date | 2019-08-12T18:58:08Z | |
Document date | 2014 | |
Citation | ROCHA, Andressa Gonçalves. Conferência sobre Meio Ambeinte na escola: uma estratégia pedagógica de Educação Ambiental. 2014. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino em Biociências e Saúde)-Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34756 | |
Abstract in Portuguese | A Educação Ambiental possui papel fundamental para mudança de percepção, de atitudes e valores, por provocar um novo olhar, haja vista que a maioria dos problemas ambientais é consequência da percepção ambiental inadequada. A escola sendo um espaço de relações sociais, culturais, pessoais e ambientais, é o local ideal para que sejam promovidos debates sobre temas ambientais. Logo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia pedagógica inovadora de Ensino baseada na educação ambiental avaliada por profissionais especialistas, a fim de ser validada em escolas de Ensino Fundamental. A estratégia está pautada na construção de um modelo de Conferência sobre Meio Ambiente como espaço de discussão e decisão na escola no que se refere aos problemas ambientais escolares identificados pela comunidade escolar. Através do diálogo e da participação, as conferências visam estimular a corresponsabilidade como regra de convivência e melhoria do ambiente escolar, importantes na formação de consciência ambiental Para sensibilizar a participação e promover a formação científica de docentes e discentes foram propostos três cursos com temas específicos: Ambiente, Educação e Sustentabilidade; Ambiente Escolar e Sustentabilidade; Risco, Ambiente e Saúde. Para nortear o processo de ensino- aprendizagem foram escolhidas duas metodologias de ensino: o Método de Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A estratégia pedagógica foi avaliada por profissionais especialistas como adequada e positiva, destacando à formação continuada de professores e mudanças no processo de ensino aprendizagem em ciências, recomendando a sua validação em uma escola de ensino fundamental, o que será realizado no município do Rio de Janeiro/RJ/Brasil em 2014. Ressalta-se que esta proposta pedagógica buscou novas ferramentas em Educação Ambiental, para um novo ensino, a fim de vivenciar efetivamente a cidadania planetária, motivando a formação de atitudes sustentáveis e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a construção de uma escola sustentável. | pt_BR |
Language | por | |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde Ambiental | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino | pt_BR |
Subject in Portuguese | Abordagem pedagógica | pt_BR |
Title | Conferência sobre Meio Ambeinte na escola: uma estratégia pedagógica de Educação Ambiental | pt_BR |
Type | TCC | |
Defense date | 2014 | |
Departament | Instituto Oswaldo Cruz | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |