Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35596
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PERMANENTE DE TRABALHADORES PARA A SAÚDE: UM OLHAR SOBRE O AVASUS
Educação Permanente
Educação a Distância
Santos, Lilia Bispo dos | Date Issued:
2019
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O propósito deste estudo é discutir o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) direcionadas à educação permanente de trabalhadores para a saúde, através da modalidade de educação a distância (EaD). Tendo como elemento principal a análise da composição de cursos ativos – também denominados módulos educacionais/módulos de extensão – que integram o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS), a metodologia, embora apresente um caráter quantitativo de coleta de dados, caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória de abordagem predominantemente qualitativa. Três foram os caminhos percorridos para subsidiar a elaboração deste trabalho. São eles: a realização por meio eletrônico de um levantamento de natureza pedagógica dos módulos educacionais utilizados no processo formativo voltado ao Agente Comunitário de Saúde (ACS), categoria profissional utilizada como recorte para a escolha dos cursos ativos analisados, e suas respectivas abordagens de EaD; seguida da avaliação dos processos de interação e interatividade das abordagens de EaD presentes nos referidos módulos educacionais; e por fim, a partir dos módulos educacionais, a caracterização do AVASUS enquanto modelo de EaD aplicado no processo de educação permanente de trabalhadores para a saúde. Atrelada às discussão sobre TIC e EaD; e a relação entre as TIC e o trabalho no mundo contemporâneo, de forma geral e com foco no setor de saúde, espera-se contribuir, mesmo que minimamente, para a reflexão sobre a utilização das TIC com o intuito de fortalecer as práticas de educação permanente e profissional em saúde e a emancipação social. Logo, não se trata de “endeusar” o uso da tecnologia, mas de incorporá-la de forma crítica considerando que nos últimos anos a EaD – cujo emprego de recursos tecnológicos é inerente – tem assumido papel de destaque no cenário educacional.
Abstract
The purpose of this study is to discuss the use of information and communication technologies (ICT) aimed at the permanent education of health workers through distance education. The main element of this study is the analysis of the composition of active courses – also called educational modules / extension modules – that integrate the Virtual Learning Environment of the National Health System (AVASUS), the methodology, although it presents a quantitative character of data collection, is an exploratory research with a predominantly qualitative approach. Three were the ways to subsidize the elaboration of this work. They are: the electronic realization of a pedagogical survey of the educational modules used in the training process aimed at the Community Health Agent a professional category used as a cut-off for the selection of the active courses analyzed, and their respective approaches to distance education ; followed by the evaluation of the processes of interaction and interactivity of the approaches of distance education present in said educational modules; and finally, from the educational modules, the characterization of AVASUS as a model of distance education applied in the process of permanent education of health workers. Linked to the discussion on ICT and distance education; and the relationship between ICT and work in the contemporary world, in general and with a focus on the health sector, it is hoped to contribute, even minimally, to the reflection on the use of ICT in order to strengthen educational practices permanent and professional health and social emancipation. Therefore, it is not a matter of "deferring" the use of technology, but of incorporating it critically considering that in the last years the distance education – whose use of technological resources is inherent – has assumed a prominent role in the educational scenario.
Keywords in Portuguese
Tecnologias da Informação e ComunicaçãoEducação Permanente
Educação a Distância
Share