Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3585
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso restringido
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
A CRIANÇA COMO OBJETO DE SABER: OS LIMITES DE UM CONCEITO
Maciel, Elvira Maria Godinho de Seixas | Fecha del documento:
1992
Orientador
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
A questäo fundamental de que parte esta dissertaçäo e: - Como se constitui a criança objeto de um campo de saber? Buscamos responde-la a partir da análise de discursos produzidos no campo da Higiene, no Brasil, de 1920 a 1960. Como fio condutor da análise que empreendemos utilizamos o pensamento de Michel Foucault. Seräo, portanto, discutidas noçoes fundamentais a compreensäo deste pensamento. Veremos a constituiçäo de objetos, conceitos e estratégias, percebendo, no discurso, a rede de relaçoes na qual a criança vai situar-se.
Compartir