Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3585
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso restrito
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
A CRIANÇA COMO OBJETO DE SABER: OS LIMITES DE UM CONCEITO
Maciel, Elvira Maria Godinho de Seixas | Data do documento:
1992
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Departamento de Ensino. Programa de Pós-Graduação da Criança. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
A questäo fundamental de que parte esta dissertaçäo e: - Como se constitui a criança objeto de um campo de saber? Buscamos responde-la a partir da análise de discursos produzidos no campo da Higiene, no Brasil, de 1920 a 1960. Como fio condutor da análise que empreendemos utilizamos o pensamento de Michel Foucault. Seräo, portanto, discutidas noçoes fundamentais a compreensäo deste pensamento. Veremos a constituiçäo de objetos, conceitos e estratégias, percebendo, no discurso, a rede de relaçoes na qual a criança vai situar-se.
Compartilhar