Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36085
TRABALHO É O QUE VOCÊ FAZ PARA GANHAR DINHEIRO OU AQUILO ONDE VOCÊ COLOCA SUA ALMA? CONDIÇÕES DE TRABALHO E VIDA DE ATORES DE TEATRO EXPERIMENTAL ATUANTES NO RIO DE JANEIRO
Prange, Ana Paula Lobão | Date Issued:
2014
Alternative title
Work is it what you do for living or that you embrace with your soul? working conditions and life of experimental stage actors active in Rio de JaneiroAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente estudo buscou analisar as condições de trabalho e vida de atores
de teatro experimental. A partir da noção de vocação, e de um mapeamento do
ofício a partir da Sociologia das profissões artísticas, propôs-se um diálogo com
os conceitos da Psicodinâmica do trabalho, tendo sido desenvolvida, ainda,
uma pesquisa qualitativa. Foram realizadas três entrevistas coletivas, no
período de trinta dias, com uma companhia de teatro experimental atuante no
Rio de Janeiro. Dividiram-se os resultados, para fins de organização, em sete
aspectos. Os quatro primeiros, relativos ao panorama geral da profissão,
incluem: a precocidade do ingresso no ofício como uma tendência frequente; os
dilemas e desafios da profissão, desde a instabilidade que historicamente a
caracteriza à precarização que vem marcando contratos e relações de trabalho;
o aumento crescente da qualificação, representando em muitos casos a chance
de se obter a estabilidade financeira, sobretudo através de atividades de
ensino; e a banalização do ofício que, relacionada à busca desenfreada da
fama e às idealizações fantasiosas, vem gerando impactos sobre os processos
de formação. Os três outros aspectos se referem mais especificamente à
análise do trabalho dos atores a partir de conceitos da Psicodinâmica de
trabalho. Compreendem: os meios pelos quais se dão a mobilização subjetiva
para o exercício teatral, a partir do confronto com o real, e por meio da carga
psíquica de trabalho; a questão do reconhecimento e sua importância para a
construção – e manutenção - da identidade e, por fim; a importância do coletivo
que, mesmo afetado pelas tendências individualistas e competitivas do mundo
contemporâneo, se constitui a essência mesmo do trabalho em teatro, tanto
pelo sentimento de pertencimento como, ainda, pela via da cooperação.
Abstract
The present study aims at analyzing the working conditions and life of
experimental stage actors. From the notion of vocation, and a mapping of
the profession through the scope of Sociology of the Artistic Professions, a
dialogue with the concepts of Psychodynamics of Work was proposed. In
parallel, a qualitative research was conducted. Three collective interviews
were held in thirty days, with nine members of an experimental acting
company performing in Rio de Janeiro. The results were divided, for
organization purposes, into seven aspects. The first four, related to the
general overview of the profession, include: the early initiation in the
profession as a frequent tendency; dilemmas and challenges of the
profession, from its peculiar historical instability to the increasingly
precarious contracts and labor relations; the progressive pursuit of
qualification, representing in many cases the chance to gain stability through
careers that support and relate to the artistic ones, chiefly education; and the
profession’s trivialization, which allied to the unrestrained pursuit of fame
generates direct and indirect impact to health. The other three aspects
approach more specifically the analysis of the work of the actors in the
framework of the concepts of Psychodynamics of Work, and comprise: the
means by which the subjective mobilization to the theatrical exercise occur,
from the confrontation with reality and through psychic workload,
demonstrating the relations between work and psychosomatic economy; the
issue of recognition and its importance to the construction - and
maintenance - of identity; and finally, the importance of the collective that,
even if affected by the individualist and competitive tendencies of the
contemporary world, is the very essence of theater work, through a sense of
belonging and through cooperation as well.
Share