Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/36329
A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE JOVENS NO PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz), no Rio de Janeiro, possibilita há mais de trinta anos que estudantes no ensino médio iniciem as atividades científicas por convênios firmados com escolas e/ou Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Mediante a análise de entrevistas semiestruturadas e realizadas com 15 alunos(as) e 32 egressos(as) do Provoc-Fiocruz, identificamos em suas escolhas de áreas acadêmico-profissionais a tendência a escolherem aquelas consideradas socialmente mais adequadas ao seu gênero. Estas escolhas são também justificadas por emoções que categorizamos como “gosto”, “interesse” e “orgulho/reconhecimento”. Verificamos como estes aspectos emocionais se expressam nos relatos sobre as práticas de formação acadêmica e profissional destes(as) jovens e consideramos uma proposta de intervenção, o ensino de Sociologia, no processo formativo. Consideramos que este ensino pode incentivá-los(as) a compreenderem como historicamente e culturalmente as práticas profissionais vêm sendo atribuídas a construções de gênero que são expressas pelas emoções. A partir desta proposta de ensino, pretende-se promover a problematização sobre as diferenças de gênero, abordando conceitos sociológicos e antropológicos, e suas implicações na construção dos conhecimentos sobre as áreas que redundam em escolhas acadêmicas e profissionais.
Share