Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37320
Tipo
TCCDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
ANÁLISE DO CONTEÚDO DE BOTÂNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Sales, Ana Kel Durões de | Fecha del documento:
2019
Autor
Orientador
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
O Ensino de Botânica é marcado por problemas como o desinteresse e o distanciamento dos alunos, por ter uma abordagem conteudista e desinteressante, além disso, a própria falta de relação, que nós seres humanos, temos com as plantas. Dessa forma, os livros didáticos compõem um auxílio importante nas salas de aula, pois além de auxiliarem na construção do conhecimento, sua abordagem pode ajudar os alunos a entenderem o conteúdo e conectarem ao que observam no seu cotidiano. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi fazer uma análise qualitativa do conteúdo de Botânica nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio. Dessa forma, foram analisados sete livros didáticos, sendo seis livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2015 e um livro aprovado no ano de 2018, tomados como base critérios como: conhecimentos e conceitos, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais. Como resultado, observamos que mesmo tendo sido aprovados pelo Guia Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, os seis livros aprovados pela PNLD/2015 apresentam temas específicos desatualizados ou incompletos e dois livros apresentam erros conceituais ou reducionismo de conteúdo. Apenas o livro LG aprovado pela PNLD/2018 apresenta todos os temas de modo atualizado, porém, não faz abordagem sobre plantas tóxicas e apresenta poucas propostas de atividades práticas.
Compartir