Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37928
PÚBLICO, O X DA QUESTÃO?: A CONSTRUÇÃO DE UMA AGENDA DE PESQUISA SOBRE OS ESTUDOS DE PÚBLICO NO BRASIL
Köptcke, Luciana Sepúlveda | Date Issued:
2012
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
O texto enfatiza a importância de constituir as práticas em curso no campo da avaliação e dos estudos de público nos museus brasileiros em objeto de estudo histórico e social, de forma a refletir sobre o sentido atribuído a estas práticas pelos atores do campo cultural e sua contribuição para os museus. Neste sentido, após definir o entendimento sobre museu, missão, vocação, estudos de público e sua relação com as políticas de democratização da cultura, a análise avança apresentando algumas experiências na área dos estudos de público e avaliação em museus brasileiros nos últimos 10 anos. Conclui propondo uma agenda de pesquisa com três eixos: análise do contexto de produção dos estudos, análise e sistematização dos resultados acumulados e análise dos seus usos, visando apoiar uma prática consciente, crítico-reflexiva e questionadora entre gestores, profissionais e formadores da área museológica.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractfr
Le texte soutient qu´il est important de réfléchir sur les études de public et des évaluations dans les musées, à fin de développer une politique des publics critique et réflexive. Ainsi, après avoir défini ce que l´on entend par musée, mission institutionnelle, études de publics et ses rapports avec les politiques de démocratisation de la culture, on discute les présupposés politiques et scientifiques de ces pratiques considérant quelques expériences brésiliennes dans ce domaine depuis une décennie. En guise de conclusion, on présente une agenda de recherche pour les études des publics au Brésil à partir de trois axes : l’analyse des contextes de production des études, l’analyse des résultats et ses conséquences pour le monde des musées ; l’analyse des usages sociaux des résultats.
Share