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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38151
GESTÃO Á VISTA: DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES DE EXCELÊNCIA OPERACIONAL PARA A GESTÃO HOSPITALAR
Cultura de excelência operacional
Gestão hospitalar
Indicadores hospitalares
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O projeto encontra-se em curso com previsão de conclusão até abril de 2019. Implementação de Gestão à Vista com disseminação da cultura de excelência operacional em gestão hospitalar para o protagonismo do IFF. Desenvolver estratégias inovadoras de gestão à vista para as áreas assistenciais, por meio da divulgação de indicadores hospitalares, implementando ferramentas de gestão junto aos profissionais, usuários e gestores promovendo a cogestão, a governança clínica e a transparência das informações. Consiste: na implementação das ferramentas de Gestão à Vista, Kanban e quadros para identificação do paciente, com informações do plano terapêutico, ampliando a autonomia dos usuários nos seus processos de cuidado; na elaboração de materiais instrucionais para treinamento dos profissionais e informação aos usuários; na definição e análise dos indicadores assistenciais e no desenvolvimento de uma cultura da excelência operacional em gestão hospitalar com divulgação de experiências para o SUS. Melhora da comunicação entre profissionais, usuários e gestores, contribuindo para a integração entre as equipes, através da utilização de ferramentas de gestão para capilarização das informações, melhoria das rotinas de trabalho e da qualificação da assistência. Aperfeiçoamento da identificação do paciente, prevenção de riscos e segurança do paciente. Sensibilização dos profissionais para consulta e análise dos indicadores assistenciais trazendo elementos para tomada de decisão. Em consonância com a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), incluindo as diretrizes para a organização do componente hospitalar na Rede de Atenção à Saúde (RAS) faz-se necessária a implementação de ferramentas de gestão que contribuam para a promoção da cultura de excelência operacional na gestão hospitalar, visando corresponsabilizar as equipes multiprofissionais nas dimensões da governança clínica, ampliando a participação do usuário no seu cuidado. O modelo de Gestão à vista é uma prática consolidada em hospitais públicos e privados, possuindo evidências científicas que demonstram o favorecimento da gestão da clínica de forma a aumentar o grau de integração e cuidado, por meio da gestão participativa. Os resultados alcançados vêm contribuindo para o desenvolvimento da excelência operacional e a consolidação do IFF/Fiocruz como Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente.
Keywords in Portuguese
Implementação de gestão à vistaCultura de excelência operacional
Gestão hospitalar
Indicadores hospitalares
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